E mais uma vez temos o regresso gradual de férias, este ano com todas as condicionantes que tivemos e um futuro próximo ainda incerto em termos de restrições e formas de viver um novo “normal”.
Para além da rentrée no cenário covid, grande parte das equipas de farmácia estão a preparar-se para as campanhas sazonais, muitas delas de prevenção! Prevenção da gripe que este ano será ainda mais desafiante, prevenção da queda de cabelo, pois como sabemos normalmente no outono e na primavera é algo que ocorre com alguma facilidade e desdobram-se em rastreios e promoções para minimizar essa condição, promoção de reforço da imunidade tão importante, assim como promoção de consultas de nutrição, pois as férias levam a alguns excessos.
Esta preparação e aposta na prevenção tornou-se uma prática habitual nas farmácias e como sempre, muitos são os laboratórios que se associam a estas atividades e muitos prepararam já um conjunto de ações e merchandising para promover os produtos adequados.
Está assim mais que provado que a prevenção é o melhor remédio!
Mas e o que está a fazer em termos da sua equipa? Como está a prevenir algumas das maiores situações de stress na sua farmácia? Como prevenir confusões, problemas e outras questões na sua farmácia?
Podemos assim considerar algumas áreas onde a prevenção pode ser fundamental para levar a farmácia a outros patamares de performance.
Prevenir na compra
Sim, sabemos que algumas das compras foram realizadas há algum tempo ao preparar esta e outras alturas do ano, mas de qualquer forma existem muitas campanhas que só agora começam e podem ser interessantes.
Uma boa compra é tão ou mais importante que uma boa venda. Ver o sell out é sempre uma parte fundamental, mas não é a única. Não basta ver como foi a saída de um produto, mas de todas as marcas compradas. Hoje em dia, são muitas as ferramentas que permitem ter um controlo muito maior das compras e das apostas realizadas.
Comprar bem algo que não iremos conseguir vender, não pode ser classificado como uma boa aposta.
Costumamos dizer que menos é mais e este é um desses casos. Prevenir o excesso de compras pode ser uma forma simples de melhorar a rentabilidade da sua farmácia, reduzindo a dispersão por várias marcas e alinhando a equipa no momento da venda.
Prevenir na venda
É preciso ter atenção se de facto as condições são fantásticas e é uma aposta da farmácia, mas se sabemos de antemão que poderá ser algo difícil de vender do qual existe na farmácia imensos substitutos e que poderá causar imensa entropia na equipa temos de estar preparados.
Não esquecer ainda que a aposta pode ter sido barata, mas custa dinheiro se ficar na prateleira durante muito tempo. Se decidir apostar, envolva toda a equipa.
Outra forma de prevenir e assim garantir uma boa venda é começar desde já a preparar guiões de atendimento para os protocolos mais comuns na sua farmácia, incluindo a venda dos produtos de aposta mais recentes em detrimento de outros.
É importante preparar perguntas e respostas concertadas e alinhadas de toda a equipa quer para as patologias mais comuns, tais como dores de garganta, gripes, cansaço físico e mental, reforço da imunidade, queda de cabelo assim como outros de situações em que a equipa tenha de ser proativa e propor produtos ou serviços aos cientes.
Todos os colaboradores podem ser envolvidos na criação, partilha e treino destes guiões, com o intuito de podermos prevenir os momentos mais complicados no atendimento tornando mais fácil conquistar um bom atendimento e fazer o valor médio de venda aumentar.
Outra forma de prevenir o insucesso nas vendas é a comunicação. Crie um quadro onde estão listados os produtos a promover, coloque as indicações no software que tem na farmácia, dê uma pequena “cábula” a cada um, mas comunique qual deve ser a forma mais correta de trabalhar e de vender.
Prevenir da organização
Se sabe que por causa da administração de vacinas, ou por causa de férias ou outros momentos será mais fácil haver confusão, prepare-os com antecedência, pois uma forma de prevenir alguma desorganização é pensar quais as tarefas que têm de estar sempre 100% entregues, sem falhas ou complicações.
Se ainda tem algumas tarefas em “terra de ninguém” procure descrever esses mesmos procedimentos para que consiga responsabilizar alguns dos elementos a fazê-las. Os que já estão descritos tem de assegurar que estão a ser cumpridos e que existe um backup para os elementos que as fazem.
A prevenção é de facto o melhor a fazer e isso aplica-se aos seus clientes e à sua farmácia!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: