A primavera está aí a chegar e com ela as alergias, e os espirros, e gripes que apanham muitas vezes as pessoas desprevenidas!
Mas com a primavera vem também um espírito de renovação, mais luz, mais calor, uma natureza que se veste de cores mais bonitas e vibrantes, com mais calma e desfrutando cada momento. De facto para alguns é foco de alguma inquietação, de alergias, rinites, sinusites e outras, pelo que não é a estação preferida.
E todas estas “ites” são muitas vezes as razões que levam os utentes à farmácia, o que não deixa de ser uma boa fonte de receita, mas desta vez não vamos falar em potenciar as vendas!
Existe um outro fenómeno interessante que ocorre nas equipas nesta altura do ano. Reparamos muitas vezes que as equipas estão mais motivadas, mais bem-dispostas, com mais sentido de urgência, mais focadas. Trabalham com outro espírito e parecem mais predispostas a dar aquele esforço extra que pode fazer a diferença para os seus clientes.
O que nos faz pensar até que ponto conseguiríamos que fosse sempre primavera na farmácia?
O assunto de motivação é sempre muito falado. Hoje em dia com imensos caminhos possíveis para conseguir a motivação pessoal, fala-se em mindfulness, em meditação, coaching de desenvolvimento pessoal, ioga e muitos outros processos que ajudam a estar melhor na vida pessoal e profissional.
Sabemos que nem sempre é possível ter a motivação nos píncaros. Somos humanos e como tal permeáveis de alguma forma ao que nos acontece. Até agora nunca encontrei ninguém que conseguisse separar completamente a dinâmica familiar da profissional, pois somos sempre de alguma forma influenciados e sabemos que é mais difícil mantermos o nosso comportamento sempre constante.
Mas mesmo assim, muitos profissionais teimam em manter a sua motivação mesmo quando têm histórias de vida muito complicadas e a pergunta é sempre qual o segredo dessa mesma motivação e como a mantém ao longo do tempo.
Entusiasmo
Sem dúvida que quando a primavera chega ficamos mais entusiasmados, com os dias maiores, com as cores que surgem nas árvores, com o calor, com a perspetiva de menos chuva e frio.
As equipas são também contagiadas na primavera por este entusiasmo. Nota-se outra proatividade ao balcão, mais disponibilidade, mais sorrisos, um atendimento realmente diferenciador e até um aconselhamento mais completo que tem como consequência um aumento de resultados.
Para manter esta “primavera” durante o ano, é fundamental organizar e manter reuniões periódicas de ponto de situação com a sua equipa. Mesmo com os horários alargados, conhecemos imensas farmácias que conseguem reunir com as equipas, nem que seja em vários turnos. Depois procure criar e realizar estratégias quinzenais ou mensais, para dinamizar a parte comercial, procurando ajudar com guiões de atendimento, cruzamento de produtos, entre outras.
Conhecer o ponto de situação, receber e dar feedback aos colaboradores faz aumentar o seu entusiasmo e vontade de fazer mais e melhor, pois de facto percebem o resultado dos seus esforços.
Renascer
A primavera é altura de renascimento. E por vezes temos de fazer o mesmo nas nossas equipas. Renascer algumas estratégias mal implementadas, reavivar contactos antigos, utilizar a listagem de clientes que nunca mais ninguém contactou, reforçar laços com ações de rastreios ou apenas workshops gratuitos.
Existem planos de ação que ficam muitas vezes esquecidos! O sucesso dos projetos que temos acompanhado ao longo do tempo deve-se não a muitas ações, mas a uma implementação estruturada e constante de algumas delas.
Vibrar
Recorda-se de uma venda fantástica que tenha feito? Ou um produto mais difícil de escoar que se consegue levar a zero no stock? Lembra-se de como se sentia e de como a equipa celebrava?
Infelizmente, com o passar dos tempos, muitos colaboradores perdem esse gozo na vitória. Celebra-se pouco nas empresas, em geral. Os bons resultados das equipas deixam de ter o impacto que tinham, e muitos sucessos deviam continuar a ser celebrados. E sim, no contexto farmácia muitas são as equipas que celebram: o aumento de vendas, de rentabilidade, de sucesso de determinada ação, de conseguirem fazer obras e mudar o espaço, de terem reduzido o stock, de reduzirem o crédito e devoluções, entre tantas outras coisas!
O vibrar com os resultados deve ser encorajado, por muito que se pense que é banal ou algo que simplesmente tem de acontecer. É uma forma de motivar a equipa, de puxar pelos standards da forma mais correta e de garantir que todos querem seguir esse mesmo caminho.
As equipas medem-se pelos resultados, mas também pelas suas reações ao fracasso e aos problemas. Uma equipa energizada lida melhor com as situações menos positivas, tem mais flexibilidade e percebe melhor como dar a volta, como fazer diferente na próxima vez.
Adoramos ajudar equipas a criar condições para que seja sempre primavera. Para que todos estejam juntos e orientados em manter a motivação uns dos outros, e manter o espírito de equipa e em não deixar vir o “inverno”!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: