Quer seja para medir o risco de incêndio, quer para nos indicar o estado do mar e da velocidade do vento, os alertas da protecção civil permitem avisar as populações e prevenir a ocorrência de acidentes.
E quais os alertas que temos na nossa empresa?
E estamos atentos aos alertas e avisos que nos dão?
Alerta VERDE
Não há problemas, a Farmácia está a operar em condições. Os clientes estão satisfeitos, a equipa está motivada, existe capacidade de fazer melhor e aumentar a rentabilidade, muito embora estejamos todos ao corrente do abaixamento dos preços dos medicamentos.
Mas ainda há muitas farmácias que preferem estar de tal maneira focadas na actividade que nem sonham que as condições se podem alterar.
Por vezes notamos que certos directores técnicos e responsáveis por equipas estão tão embrenhados no dia-a-dia que:
– Se esquecem de arranjar maneiras de fidelizar os clientes
– Descuram a formação, pois a equipa tem de estar no terreno
– Adiam a criação de procedimentos e a sistematização, pois neste momento as coisas funcionam
– Acham que a equipa está motivada e tem mais é que ficar feliz por ter trabalho
Alerta AMARELO
As condicionantes do mercado, a crise, a falta de liquidez financeira começam de algum modo a afectar-nos… Existem aqui certas farmácias que optam por negar a situação e continuam a trabalhar do mesmo modo, outras enfiam a cabeça na areia e esperam que passe. Outras param um pouco, alinham a afinam as baterias.
– Percebem que a venda e o atendimento de excelência são factores decisivos no que respeita a fidelizar os clientes
– Procuram avaliar as necessidades de formação da equipa e ver se existe capacidade financeira para as mesmas
– Os procedimentos são necessários se quisermos trabalhar melhor e ser mais produtivos. A pouco e pouco, as equipas vão sistematizando o que têm de rotina.
– Avaliam o grau de motivação da equipa e esforçam-se por integrar e responsabilizar todos
Neste momento, a empresa tem tudo para se sair bem!
Alerta LARANJA
A crise está instalada e o pânico também! Nesta altura, cortam-se orçamentos, reduz-se o pessoal, aumentam-se as horas de atendimento… Ainda vamos a tempo de iniciar o plano de segurança que algumas empresas começaram quando o alerta era amarelo. Agora temos menos tempo e menos capacidade financeira, mas podemos ainda fazer qualquer coisa.
– Fazem um esforço comercial grande no sentido de aumentar as vendas
– Apostam em Formações de vendas que podem até não ser as mais adequadas e depois esquecem-se de fazer seguimento da formação
– Sistemas… quais sistemas? Não há tempo para parar e analisar o que está a correr menos bem. Por isso temos equipas a trabalhar em “sobre aquecimento”
– É motivação suficiente ainda estarem empregados!
Alerta VERMELHO
Agora pode ser tarde de mais. A equipa está em colapso e as resoluções nem sempre são as melhores, pois são tomadas no calor do momento. Cortam-se custos que são investimentos, reduz-se o pessoal, entre outras coisas.
Todos sabemos o que acontece se chegarmos ao alerta vermelho.
Trabalhamos com farmácias desde 2006 e conhecemos muitas nos vários níveis de alerta. A nossa função é ajudar acima de tudo as empresas que estão dispostas a entender os avisos e alertas e a tomar as rédeas da situação, alterando o destino que estaria traçado para elas.
E quanto mais depressa melhor!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: