Se pensarmos como era a nossa vida há 20 anos, vamos ficar espantados. Como é que sobrevivíamos sem telemóvel? E como comunicávamos sem Internet, emails e redes sociais?
O avanço tecnológico foi gigante e não vai parar.
E a sua farmácia, acompanhou esse avanço?
Pelo que vou vendo, as farmácias fizeram nos últimos anos grandes investimentos. Modernizaram-se, fizeram obras, aumentaram o espaço de exposição, etc. Foram acompanhando os “novos tempos”. Mas a nível tecnológico, o avanço foi muito mais comedido e quase feito por obrigação. A verdade é que seria quase impossível a farmácia trabalhar actualmente sem o sistema informático e fazer o cálculo das comparticipações manualmente.Quando comparamos as farmácias com outros negócios e empresas, apercebemo-nos que aqui as tecnologias pouco entraram. Porque será?
Existem novidades bem interessantes, já usadas em algumas farmácias, mas que a maioria ainda não conhece. São ferramentas muito úteis e que ajudam a farmácia a melhorar a sua actividade e a comunicação com os utentes.
Vejamos alguns exemplos:
Lineares Virtuais
Existem farmácias que, em vez dos lineares atrás dos balcões, têm ecrãs. Esses ecrãs não são mais do que lineares virtuais e têm a mesma dimensão que os lineares reais.
É no back office que o responsável escolhe e planifica, de forma muito simples, que produtos quer ter “expostos”. Mudar os produtos é muito fácil, basta usar o software próprio, definir o que se quer mostrar, quando e durante quanto tempo.
Pode, mediante as compras que faz, planear a exposição no tempo.
Imagino até que, em parceria com os laboratórios, se possam fazer campanhas interessantes, como acordar com um parceiro ter exposto num linear apenas o laboratório em causa, mediante melhores condições de compra, por exemplo.
Pode-se fazer com que a exposição vá ao encontro aos nossos utentes, ou seja, programar o linear de tal forma que este tenha uns produtos durante a semana, quando o público é um, e outros ao fim-de-semana, quando o público é diferente. Digamos que ocorre o que ocorre na televisão, em que o tipo de produtos publicitados varia ao longo do dia, mediante o tipo de espectador.
Cada vez é mais importante a publicidade estar dirigida ao tipo de utente específico.
Para além das vantagens já referidas, estes lineares estão sempre arrumados!
Apps para farmácia
Sabia que:
- nos adultos jovens (entre 25 e 44 anos) a adesão ao telemóvel é de 99%?
- nos adolescentes (entre 10 e 14 anos) a adesão ao telemóvel é de 90,3%?
- nos idosos (pessoas com mais de 64 anos) a penetração do telemóvel é de 69,9%?
- mais de metade dos utilizadores de telemóvel usa smartphones?
Estes valores, da Marktest, são de 2012, o que significa que até à data de hoje já aumentaram muito.
Pode ser assustador, mas a verdade é que é uma tendência que veio para ficar.
Muitas são as empresas que já aproveitam esta tendência para maximizar os seus negócios e chegar a mais público.
Será que as farmácias aproveitam estes dados?
As Apps, aplicações que podem ser instalada em smartphones, têm como função principal facilitar a vida aos utilizadores, proporcionando-lhes um acesso directo a serviços de notícias, informação ou utilitários do mais variado tipo.
Se procurar, já existem várias Apps para a farmácia. A principal vantagem é que, com um baixo custo, pode ter mais uma forma de comunicação com o utente. Esta será uma forma prática, útil, moderna e com muita potencialidade de comunicação.
Pode usar as Apps para:
- informar localização e horário
- comunicar serviços, a sua agenda e até permitir marcações
- dar a conhecer as promoções e campanhas da farmácia
- permitir a reserva e encomenda de produtos.
Montras interactivas
Os conceitos de interactividade são hoje centrais no marketing, especialmente no marketing de proximidade.
Uma montra interactiva é um conceito simples, mas de uma eficácia muito elevada. A ideia é transformar o vidro da montra de uma loja num ecrã interactivo, onde o utente pode interagir com uma imagem, com multimédia ou com uma aplicação informáticaEsta última pode ter natureza lúdica, publicitária, informativa ou ser mesmo constituída por um catálogo completo de produtos.
Com a montra interactiva é possível comunicar com o público 24 horas por dia!
As tecnologias interactivas são cada vez mais uma tendência. Certamente já ficou espantado ao ver crianças mexerem em smarphones, parecendo inata a sua capacidade para estas novas tecnologias.
Não vale a pena lutar contra esta tendência. Não deixe a sua farmácia parar no tempo!
Se quiser saber mais sobre os nossos Programas de Acompanhamento, envie um e-mail e peça uma reunião para teresa.batista@ideiasedesafios.com
Ana Catarina Carvalho diz
Top !!! Organizar um linear deixou de ser uma carga de trabalhos.
É vantajoso tanto para o utente que permite interagir apenas com um simples toque ao mesmo tempo que liberta de certo modo o atendimento ao ,vantajoso tb para a farmácia que evita o stock em exposição, e por outro lado permite variar a organização do ou dos lineares com mais rapidez sem aquela habitual azáfama de colocar o ou os artigos nas prateleiras. A parte menos boa é o investimento nesta ferramenta interactiva.
É sem dúvida algo a que nos vamos habituar quer como utentes, quer como todo o staff farmacêutico envolvido.
Maria Vieira diz
Obrigada pelo feedback Dr.ª Catarina, quando a imagem da farmácia é alinhada, o impacto nos resultados nota-se bem como a organização interna da equipa.