Sabemos que a liderança é por vezes uma tarefa desafiante e em alguns momentos solitária. Também sabemos que os desafios estão cada vez maiores no que toca a motivar e a desenvolver o potencial da equipa.
Da nossa experiência no coaching e acompanhamento de Farmácias, muitos são os desabafos sobre a falta de motivação, a necessidade de estar sempre a repetir alguma instrução, a autogestão que leva a alguns erros, entre outras situações menos positivas. Mas há ainda a necessidade de levar a equipa para um outro patamar de desenvolvimento, de fazer cumprir regras, de estimular a criatividade e de premiar o empenho.
No fundo, de cuidar da equipa, como uma babysitter cuida de uma criança e nós sabemos por experiência, que quando alguém de fora nos apoia, as dificuldades são mais fáceis de serem enfrentadas.
Muitas das nossas ações com as farmácias, desenvolvem-se no sentido de criar mecanismos de gestão de equipa sem termos de recorrer ao babysitting constante!
Tal como quando se cuida de uma criança, temos de saber quando podemos arriscar e quando devem ser.
- Envolver toda a equipa ou equipas no plano estratégico da Farmácia. É fundamental que saibam para onde a empresa se dirige e quais as metas a atingir pessoalmente e no seu todo
- Atribuição de indicadores de performance a cada colaborador, sendo que estes são específicos para cada função. Pelo cumprimento dos indicadores de performance deverá ser atribuído um prémio, que depende por sua vez, da Farmácia ter atingido os seus objetivos.
- Efetuar reuniões periódicas com as pessoas. Reuniões que sejam de facto produtivas, pouco tempo, agenda definida, momento de brainstorming, alguém a tirar as notas e a fazer uma “ata”.
- Mesmo com os horários mais alargados que hoje observamos, consegue-se criar um momento para a reunião, ainda que fora de horas, e todos aderem.
- Lutar contra a complexidade! Muitas equipas pensam que antes de se lançarem em ações concretas, têm de ter tudo bem esquematizado e depois…ligam o complicómetro. Torne as coisas simples, descomplicadas…
- Crie um responsável de marketing. Temos observado que quando esta figura existe na Farmácia, criam-se mais ações de divulgação, rastreios, promoções de produtos, ações de charme a clientes entre outros. Além disso, por ter alguém alocado a esta função, mais facilmente se conseguem apoios, e as vendas aumentam!
- Se a informação de gestão está no suporte informático, utilizem-na! Os programas informáticos disponibilizados na Farmácia ajudam imenso a estudar a dinâmica dos produtos, a fazer apostas nas compras, a perceber a sazonalidade de produtos, entre outros indicadores.
- Criação de um período de passagem do babysitter à escola. A passagem da equipa por esta fase tem de ser gradual e adequada a cada um dos envolvidos. Há equipas mais dinâmicas e temerárias que outras. O ideal é dar liberdade pouco a pouco e ver os resultados
- Celebração das vitórias conseguidas pela sua equipa. Muitos Responsáveis de Equipa esquecem-se de celebrar as vitórias dos seus colaboradores e sem isso, como saberão eles que estão no bom caminho?
- Faça da celebração um hábito. Encoraja os outros e cria um processo de autoestima muito forte
Será sempre necessária a supervisão, mas o micro-controlo deixa de ser necessário.
As equipas só crescem à altura dos desafios que lhes impomos e como responsáveis de equipa temos de querer que os nossos colaboradores sejam cada vez melhores e autónomos. Só assim as empresas crescem.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: