Foram várias as farmácias que aderiram a esta ação! Muitas mesmo e provavelmente a sua foi uma delas! Não venho de forma alguma questionar esta abordagem, pois pode ser disruptiva e sem sombra de dúvida são cada vez mais os negócios que avançam com valores promocionais nesta altura do ano.
Se ajudou a dar um boost nas vendas, então porque não? Além disso, foi decerto algo novo na sua equipa, inovador, e que motivou os colaboradores de forma diferente! Mais que não fosse, pela novidade que trouxe!
Mas o mais difícil é manter esta motivação e foco quando não temos Black Friday! Por vezes faltam ideias para abordar os clientes, por outro lado, se estivermos numa farmácia muito ativa em termos de marketing, ter ideias diferentes torna-se complicado! E acresce ainda problemas de equipa escassa, pouco stock de alguns dos produtos, capacidade de organização, apoio por parte dos laboratórios, timing desse apoio e afins.
Planear para fazer
Não conseguiu fazer a Black Friday porque só se apercebeu à última da hora? Pensava que seria complicado envolver toda a equipa na dinâmica e inclusivamente alimentar o Facebook?
Por isso planeamos. Não planear é planear falhar, pois decerto nada mesmo irá acontecer, mas se planearmos algo, a probabilidade dessa ação acontecer é muito maior.
Planear o marketing no início do ano, ou até no final do ano anterior leva a definir um conjunto de propostas de valor para o nosso cliente. Podemos basear-nos no que já foi feito, ou criar algo totalmente novo, ou até aproveitar ideias e sugestões da equipa que por várias razões não viram a luz do dia e não foram realizadas.
Podemos ainda questionar os laboratórios sobre que outras ajudas podem ter, desde rastreios, promotoras e montras que nos ajudem a planear o marketing.
Envolver toda a equipa nesta mesma estratégia, vai permitir que cada um dos elementos divulgue junto da família e amigos o que se vai passar na farmácia, torna-se uma comunicação exponencial e reflete-se em mais pessoas a aderir.
Crie um budget de marketing. Primeiro considere o valor que poderá ter de investir em algumas das ações, quanto e quando e depois pense em como esse valor poderia ser conseguido. Procurar que haja capacidade de investimento por parte da indústria, ou da própria farmácia, mas é importante atribuir e considerar os valores. E depois das ações realizadas medir o seu sucesso.
Objetivos
Lançou a ideia da Black Friday mas mediu o impacto dessa ação nas vendas do dia? Será que funcionou como gostaria? Foram vendidos os produtos que estavam em campanha ou outros foram vendidos “à boleia”?
Se não colocar um objetivo como sabe que o atingiu?
O definir objetivos não é apenas para este dia! Se a sua Farmácia tem ações, campanhas, dias temáticos, produtos “mais em conta” e outros, têm de ser definidos objetivos em número de embalagens ou em valor de vendas.
Só assim poderá de facto dizer que a campanha correu bem, porque se conseguiu 98% do objetivo. Sejam estes individuais ou por equipa, se marca a meta, o foco da equipa é completamente diferente e muito mais alinhado.
Medição e Feedback
Se medimos as ações temos a nova estratégia definida! Podemos manter, pois está a dar resultados e a criar motivação e buzz na equipa, podemos melhorar, por repararmos que certos pontos deveriam ter sido feitos de forma diferente, e mudar pois, claramente não era ou o momento ou o público alvo para certas abordagens.
Mas sem medição não temos como identificar os pontos de melhoria ou o que deve ser mantido.
Tão importante quanto medir é dar feedback à equipa. Nada motiva mais os colaboradores do que perceber os resultados do esforço do seu trabalho! Sentem-se envolvidos e motivados a conquistar mais metas e a terem resultados cada vez mais positivos. Além disso, favorece o espírito de equipa em torno de metas comuns!
Nesta Black Friday se calhar não vamos a tempo, mas estou certa que alguém deu a ideia de que para o ano deveriam estar vestidos de negro, ou decorar a farmácia de forma diferente, provavelmente estivaria a ação para um fim de semana de promoções, ou até colocava mais ou menos produtos para promoção…recorde-se da medição dos resultados deste ano quando estiver a elaborar o plano de marketing de 2019.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: