Provavelmente não será o único e acredito piamente que muitas Farmácias e suas equipas têm neste momento não um, mas dezenas de milagres em lista de espera.
E muitas delas assim vão continuar, a aguardar por algo que neste momento poderá ser impossível! Será muito pouco provável que se alterem todas as novas directrizes sobre margens, que de repente todos os clientes passem a comprar o dobro dos produtos, que o crescimento da facturação na farmácia suba para níveis históricos, enfim… Já para não falar de uma prestação fantástica por parte de toda a equipa, uma motivação imparável e um gosto por fazer a diferença.
Mas será que é assim tão difícil conseguir milagres?
Não será que estamos rodeados de pequenos milagres e não nos apercebemos disso?
Exemplos a seguir
Já parou para olhar em volta e observar o que as outras empresas, sejam ou não farmácias, fazem de bem feito, e o que pode aprender com isso?
A vida está cheia de pessoas que nos mostram pequenos milagres diariamente. E essas pessoas são parte integrante de equipas e de empresas. Vemos sorrisos em pessoas que nos atendem, mesmo quando o dia vai longo, vemos profissionais de balcão que prestam de facto um atendimento diferenciador e dão um aconselhamento de confiança, vemos colegas que se esforçam por resolver problemas que aparecem, chefias que puxam pela motivação da equipa, entre tantos outros exemplos. Pense nos pequenos milagres que pode ter todos os dias na Farmácia e que provavelmente já tem e não se apercebeu.
Clientes novos que nunca tinham entrado na nossa farmácia, uma venda difícil, uma organização da equipa, a motivação extra que muitos colocam no seu trabalho, a vontade e a garra de pessoas que se recusam a desistir.
Nunca me lembro de ver milagres acontecerem a quem não acredita que eles podem, de facto, acontecer.
Acção
Mas para resultar é necessário passar à acção. Não basta acreditar que as coisas vão mudar, que algo de espantoso vai acontecer.
No contexto farmácia, pode, de facto, ter e fazer um serviço único. Divulgue-o, promova-o, dê a entender isso mesmo aos seus clientes, para que a palavra se espalhe. E se não funcionar logo, não desista de imediato.
Quando trabalhamos com as equipas das farmácias adoramos perguntar: Tem a certeza que não se pode fazer mais nada? E ver as reacções das pessoas, pensando noutras maneiras de fazer o que já foi tentado, de investigar novas opções, de rever o que correu bem e o que correu mal, apostando na inovação e noutra maneira de encarar os desafios.
Mais do que palavras, as acções fazem de facto a diferença e há que aproveitar tudo o que nos é disponibilizado hoje em dia.
Marketing
Se o considerar um investimento, terá sempre muito mais a ganhar! E muitos dos laboratórios querem genuinamente ajudar. Não são milagres, mas por vezes novos serviços, novas abordagens ao mercado, ir ao encontro das populações em lares, escolas, associações.
Se considerarmos a farmácia como um local de saúde e não de doença, poderemos estar a captar faixas etárias que normalmente não frequentam a farmácia, porque lá está… estão bem.
Crie planos de acção e, como costumamos dizer, aumente o tamanho da sua porta de entrada sem fazer as obras!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: