Nem deixam de existir doenças, nem deixamos de procurar cuidados farmacêuticos, nem as farmácias param a sua actividade, por isso pouco ou nada muda… apenas desacelera um pouco.
E se nada muda, não pode mudar o foco e as metas na farmácia.
Ao longo destes anos em que acompanhamos farmácias, percebemos que pouco ou nada se altera na vida de uma farmácia durante o Verão. Continuamos com atendimentos, e muitos deles mais desafiantes, tendo em conta a quantidade de turistas que visitam o nosso país e o facto de que muitas das farmácias têm menos pessoal.
Por isso, se os atendimentos não desaparecem e as farmácias não fecham, não se deve baixar os braços ou colocar em standby algumas das actividades.
Marketing
Provavelmente fazer muitas acções promocionais não será a melhor ideia. A maioria dos clientes tira férias em Agosto. Mas não se esqueça que em certas localidades do país é exactamente nessa altura que temos de promover saúde, bem-estar e umas férias descansadas.
Que tal promover a consulta do viajante? E será que estando perto da praia não devemos promover a protecção do sol e o bronzear saudável? Ou até em alguns dias apostar em acções diferentes e distribuir fruta fresca aos nossos utentes?
Caso a sua farmácia tenha uma newsletter, página de Facebook e afins, não deixe de comunicar com os seus clientes! Hoje em dia quase todos temos smartphones e a probabilidade de verem os seus posts é elevada. Vão perceber que continua com a mesma dinâmica e em nada mudou.
Vendas
Muitos dos clientes, estando de férias, estão mais predispostos à compra, com mais paciência para um atendimento mais completo. Exaltam-se menos e estão mais descontraídos.
Por essa razão, devem ser mantidos os objectivos de venda existentes durante todo o ano. Os clientes continuam a visitar a farmácia e a procurar os seus conselhos, produtos e serviços, não há razão para não continuar a promover-se a venda cruzada.
Por estarem algumas farmácias com menos atendimentos, torna-se a altura ideal para experimentar novos guiões de atendimento, estudar alguns dos produtos dos quais se sabe menos, partilhar com os colegas algumas mais-valias de produtos, o que irá contribuir para saber mais e melhor como vender.
Indicadores de performance
Mesmo de férias, se a farmácia não está fechada, não temos por que interromper as medições de resultados e de indicadores.
Claro que os objectivos estão alinhados com a diminuição de atendimentos, mas de todas as formas, continua a ser importante medir a margem dos atendimentos, o valor médio de atendimento e os valores de vendas por subfamília.
Em paralelo, também não se podem descurar certas tarefas. Uma das coisas em que insistimos no nosso trabalho com as equipas tem a ver com a existência de backups para as funções, se possível todas, para que quando chegam as férias, as pessoas estejam preparadas e assumam as responsabilidades por cada função.
Os indicadores permitem assim medir não só os resultados da farmácia, mas também a realização das diferentes tarefas, fazendo assim com que o pessoal não perca o foco nas mesmas.
Gestão da equipa
A equipa pode estar mais reduzida, mas continuamos a ter equipa, e esta continua a ter de estar motivada e oleada, alinhada com os objectivos a que se propõe.
Sem uma orientação ou foco será difícil manter a equipa motivada, seja em alturas de férias, seja noutras. A visão e missão de uma empresa servem exactamente para isso. É a “cola” que mantém todos unidos num único objectivo e numa forma consistente de atender.
Por isso, o Verão está aí, mas temos sempre de aproveitar o melhor deste tempo, procurar aprender mais, melhorar o atendimento e alinhar a equipa que está presente!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: