Com o frio que temos sentido um pouco por todo o país, é normal que tudo esteja um pouco congelado, desde os clientes às equipas. Nos dias em que estamos a trabalhar com as equipas de farmácia e por acaso chove ou faz frio, já sabemos que o dia vai ser fraco…
O frio e a chuva afastam muitas vezes os clientes da farmácia, e a promessa de um tempo melhor acaba por retê-los em casa.
E as vendas nesses dias congelam um pouco… e a disposição da equipa fica um pouco como a meteorologia, mais desanimada.
Um dos desafios das farmácias é exactamente esse, manter a motivação da equipa quando o fluxo de clientes não e o do costume. Outro é a potenciação das vendas quando os dias estão mais calmos.
Como somos positivos por natureza, penso que existem sempre coisas a aprender e a aproveitar dos dias menos movimentados, e essas aprendizagens podem ser depois aproveitadas nos dias em que o movimento já nos anima mais.
Como aproveitar então os dias em que as vendas estão mais congeladas?
Formação interna
Se o dia estiver mais parado, porque não aproveitar para relembrar e ler os folhetos informativos de medicamentos ou de outros produtos?
Muitas equipas queixam-se da falta de tempo para assistir a formações e provavelmente nestes dias mais parados poderemos aproveitar para rever apontamentos de formações a que outros colegas assistiram ou até ler um pouco mais sobre a aplicabilidade dos produtos.
E se para si ou para a sua equipa ler informação sobre os produtos é pouco interessante, existem disponíveis quantidades fantásticas de informações e de formações para o universo farmácia, e muitas delas gratuitas.
O tempo é o que fazemos dele, sem dúvida! Recentemente, num recrutamento, a candidata dizia-me que o seu superpoder era fazer o tempo esticar. Claro que muitas vezes é a disciplina e a correcta gestão desse tempo que podem fazer toda a diferença.
Eu sei que conversar com outros elementos também é muito simpático, mas esse tempo aplicado em troca de informações sobre uma gama nova na farmácia ou sobre reacções adversas de alguns medicamentos é uma excelente aposta.
Aprender com os atendimentos
Nunca ouviu a expressão “poucos mas bons”? Os atendimentos em dias de Inverno são por vezes mais espaçados, pelo que devemos aproveitar esta disponibilidade para realizar melhores atendimentos, promover mais vendas cruzadas ou experimentar a adesão a uma nova sugestão.
Cada atendimento torna-se uma oportunidade de aprendemos mais, pois com menos pessoas na farmácia, estamos mais focados e atentos aos detalhes, ao contrário do que acontece quando temos muitos clientes e não o conseguimos fazer.
Os próprios clientes estão mais disponíveis e com mais calma em espera.
E há sempre mais uma pergunta que pode ser feita.
Tarefas atrasadas
O conceito de “não ter nada para fazer” é algo que não existe numa farmácia. Se o dia não está a ser movimentado, podemos sempre terminar tarefas pendentes, aproveitar para fazer aquela campanha que estava para sair há muito tempo, ou até para alinhar algum linear mais incompleto.
Pode servir ainda para revermos os panfletos antigos e repormos material, vermos o que poderá estar em falta nos consumíveis, rever lista de validades e tantas outras funções que, estando já atribuídas a cada elemento da equipa, têm assim uma oportunidade de ficarem feitas.
Já que são menos os clientes que nos chegam, porque não empenharmo-nos em criar momentos verdadeiramente mágicos com os clientes, ainda mais que o habitual, pois a pressa, que é inimiga da perfeição, está um pouco menos presente?
E, por vezes, criar momentos dinâmicos em alturas de mais frio, como uma degustação de chás na Farmácia, pode fazer com que os seus clientes vençam a preguiça e venham até à farmácia.
Não deixe assim que as suas vendas congelem!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: