Chegou dezembro e com ele a magia do Natal! A Farmácia decora-se a rigor e as gôndolas e lineares ficam mais apelativas do que nunca, cheias de coffrets e mimos apetecíveis.
Visto que é tempo dos mais pequeninos fazerem a carta ao Pai Natal, será que na Farmácia também gostávamos de ter alguns presentes especiais no sapatinho?
Pelo menos, será que saberíamos o que pedir para 2023? O que é que a sua Farmácia precisa para diferenciar-se e garantir melhores resultados? E de que necessita a sua Equipa para evoluir?
Era tão mais fácil se houvesse um catálogo de Natal com itens de sucesso empresarial que pudéssemos escolher… Mas não há e importa termos muito presentes os objetivos que queremos atingir, para podermos entrar no Novo Ano com o pé direito!
O Diagnóstico…
Há quanto tempo não pára para olhar adequadamente a realidade da Farmácia, para pensar os recursos e os talentos, para analisar eficazmente a informação de gestão, para avaliar a evolução dos MNSRM e dos PSBE, para aferir como melhorar a rentabilidade dos mesmos, para afinar as apostas de genéricos, para refletir sobre a abordagem às compras no seu todo, para pensar outros serviços, para tomar as decisões que tem vindo a adiar?
Periodicamente é importante parar e fazer um diagnóstico da situação atual. Se não tivermos a noção de como estamos, não podemos realinhar as estratégias para chegar onde queremos… e muito menos obter o compromisso da equipa nesse sentido.
E não basta refletir sobre a Farmácia, já não dá mais para descurar uma análise elemento a elemento da equipa. É que se as pessoas são o capital intelectual das empresas, se não as tivermos a 100%, ou se não tivermos os elementos certos e as competências necessárias, muita coisa ficará por acontecer ou potenciar!
Forças e fraquezas da Farmácia
– A liderança é forte e assertiva? Damos o exemplo e somos congruentes com os nossos valores?
– Partilhamos o rumo e a estratégia com a Equipa? Temos objetivos bem definidos e metas comuns que nos permitam alcançar a nossa visão?
– Possuímos um conjunto de métricas que nos ajudem a medir a nossa evolução? Corrigimos atempadamente os desvios? Recorremos à avaliação de desempenho para reconhecer o contributo diferenciador das nossas pessoas?
– Temos o negócio assente em processos de excelência? Temos identificado o que não está conforme com a experiência de cliente que queremos proporcionar? O valor percebido dos utentes relativamente aos nossos produtos e serviços e às soluções que criamos é o que pretendemos?
– Somos proativos ou reativos às alterações do mercado? Com que frequência é que dinamizamos novas áreas ou lançamos serviços diferenciadores? O que fazemos para que os nossos utentes venham à “sua” Farmácia?
– E que esforço empreendemos para chegar a quem não nos conhece ou não nos visita frequentemente? Dinamizamos as Redes Sociais, temos uma newsletter ou enviamos mailings periódicos? Temos loja-online ou um Website institucional? Fazemos ações de marketing na Farmácia (rastreios, promotoras, celebração de dias festivos) ou interagimos com a Comunidade (escolas, centros de dia, caminhadas…)?
– E internamente, como comunicamos com a Equipa? Como envolvemos as nossas pessoas? Como anda a motivação de cada um? Há contributo com sugestões e ideias? Quando foi a última reunião de equipa ou a última sessão de brainstorming? Todos vestem a camisola?
Forças e fraquezas por Colaborador
– As competências técnicas de cada Farmacêutico e Técnico são adequadas às suas funções/responsabilidades? Há tarefas de que não gostem ou para as quais não tenham particular apetência, no conjunto das suas funções?
– E quanto às soft skills necessárias? Da motivação ao compromisso, da comunicação às relações interpessoais, da liderança à capacidade de delegar, da gestão do tempo à organização, são competências que é desejável fazer evoluir para o seu crescimento? Investem na aprendizagem?
– Qual o perfil comportamental de cada um? Qual a adequação que fazem nas relações com os outros: colegas, utentes ou DT?
– Quais os objetivos / a sua ambição profissional a 2 anos? Em que medida é que as suas metas profissionais e pessoais estão alinhadas?
– Qual o grau de flexibilidade, de espírito de equipa e de entreajuda? E o de autonomia?
– Há compromissos individuais de mudança, de melhoria para com a Farmácia / Equipa?
Estas são algumas das questões pertinentes, muitas outras haverá… O importante é mesmo questionarmo-nos como estamos. A partir daqui encontraremos muitas respostas, muitas áreas a endereçar, novas linhas de orientação para crescer, como grupo de trabalho e individualmente, e melhorar.
A Prescrição…
Feito o “raio-x”, qual é então a receita para o sucesso?
Já que chegou até aqui, não guarde este exercício na gaveta ou na área partilhada de ficheiros… Vamos partir dos nossos pontos fortes para identificar as oportunidades de desenvolvimento ou crescimento e das debilidades para desenvolver novos caminhos de melhoria.
Com base nesta análise, envolva a equipa e faça uma sessão de brainstorming sobre as ações a desenvolver. Não perca a oportunidade de delinear o quanto antes a estratégia para 2023, de construir o Plano de Marketing pelo menos para o próximo trimestre, de selecionar os parceiros de aposta, de ajustar os genéricos e de promover uma gestão de categorias efetiva.
E depois de comprar bem, toca a vender melhor! Responsabilize alguns elementos da equipa por criar dicas de cross-selling relativamente às principais patologias/situações e comprometa a equipa a correr atrás das métricas objetivo do negócio: venda média, margem bruta, etc.
E descanse que agora não lhe vamos pedir para copiar tudo para a Carta ao Pai Natal, pois infelizmente não adiantaria ficar à espera… Todos sabemos que as coisas não acontecem por milagre nem por magia no mundo dos negócios pelo que resultados diferentes só chegarão com muito foco, disciplina e muita, muita resiliência para fazer acontecer!
Alcançar melhores resultados para o ano depende de si, da sua equipa e da forma diferenciadora como colocarem o plano definido em prática. Vamos fazer acontecer mais e melhor?!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: