Confinar é o dever de todos atualmente, porque os números da Pandemia são assustadores e a pressão do SNS é absoluta.
Incentivar a adotar este tipo de comportamento é o dever da Farmácia, pela segurança de todos. Em primeira instância pela dos utentes e da Comunidade e, não menos importante, para garantir o bem-estar e assegurar a tranquilidade possível às Equipas…
Todos sabemos que este desafio se tornou enorme nas últimas semanas!
Confinar sim, mas não o negócio! E esse é o verdadeiro desafio de 2021, é reinventar a Farmácia para, na grande maioria dos casos, conseguirmos retomar os números de 2019…
Objetivos para este Ano
Já definiu os objetivos da Farmácia para 2021?
Este é um passo importante, sinónimo de nos distanciarmos um pouco da difícil rotina introduzida pelo coronavírus e conseguirmos parar para pensar, de forma realista, no que seria bom atingirmos e como nos vamos organizar para lá chegar…
Se o volume de vendas no final do ano passado encolheu, muito mais terão encolhido os atendimentos, e isso é preocupante, sobretudo porque as incertezas continuarão por largos meses.
Muitas são as Farmácias a traçar o objetivo de “tirar os resultados de 2020 do mapa” e trabalhar para retomar as vendas de 2019 em termos globais, nos produtos de IVA23 e sobretudo nos MNSRM.
Provavelmente chegámos a um valor médio de atendimento bastante superior ao que tínhamos até aqui e conseguimos crescer em margem bruta, e isso é para manter e continuar a melhorar!
Já a diferenciação pelo serviço, nos moldes em que desenvolvemos os serviços nos últimos tempos, será difícil se não conseguirmos ter o cliente no nosso espaço… também aqui somos chamados a ser mais criativos.
Vamos ter de lutar mais por todos os pequenos ganhos e, como nunca, ter a equipa alinhada em correr atrás dos objetivos!
E se os Clientes continuarem a não entrar pela porta?
Farmácia Online
Se os Clientes não entrarem pela porta é inevitável sermos nós a ir ter com eles… A Farmácia à distância de um click é um propósito que já grande parte das Farmácias definiu e implementou em termos estratégicos.
Se ainda não o fez, imaginamos que seja um passo que esteja a avaliar!
A presença digital e o reforço da comunicação nas redes sociais, sobretudo no Facebook e no Instagram, passou a estar na agenda diária da Farmácia e dos perfis de marketing das Equipas. Paralelamente, virar a Farmácia para fora e, por segurança ou por opção, criar uma alternativa de compra online aos clientes é hoje outro canal de venda e um meio de angariar mais ou outro público.
Se este tema está na sua agenda deste ano, as próximas 12 semanas, tempo médio de referência para a implementação do site, podem ser determinantes. Faça uma consulta ao mercado, visto que já são muitas as empresas que ganharam experiência em implementar websites para Farmácias, escolha o prestador de serviços, identifique a Equipa interna e mãos-à-obra.
Veja o on-line como outra área de negócio da sua Farmácia!
Alargar Parcerias
Chegar a outros públicos passa também por intervirmos e nos relacionarmos com a Comunidade de forma distinta.
O cliente individual é interessante, mas potenciarmos o cliente em grupo ou o cliente mensal também o é.
Seja com Lares ou com Empresas, muitas vezes trabalhamos com os mesmos parceiros de sempre, não fazemos seguimento periódico da parceria ao nível dos responsáveis pela Gestão, e nem sempre é garantido que a evolução dos nossos serviços ou do valor que lhes podemos levar é por eles inteiramente conhecido ou potenciado…
E a Comunidade em que nos inserimos está sempre a alterar-se, com outros players, a quem é importante darmo-nos a conhecer.
O que nos impede de identificarmos as empresas, escolas, associações desportivas, lares, centros de dia, centros comunitários ou outros, reunirmos e fazermos uma proposta diferenciadora?
Muitas vezes, surgem também oportunidades de colaboração mútua na área da Responsabilidade Social que são muito gratificantes e que nos permitem encher-nos de orgulho da profissão que exercemos e da capacidade que temos em agir diferente ou mobilizar donativos ou ofertas contando com a solidariedade dos nossos utentes.
Não fique de mãos atadas!
2021 está a começar, apresenta-se complexo e não nos pode paralisar. Vamos continuar a desafiar-nos, reunir energias em dobro e pôr mãos-à-obra?
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: