Esta semana a equipa portuguesa de Rugby, os Lobos, ganharam um jogo difícil contra a equipa dos EUA, tendo-se apurado para o Mundial de Rugby de 2023. Somos a única equipa amadora e regressamos ao mundial após 16 anos de ausência.
Foi preciso acreditar muito para além do possível, garantir o foco de toda a equipa e desafiar todas as probabilidades, sendo que também fomos bafejados por alguma sorte. O que me leva a comparar esta performance com a de algumas equipas de farmácia, onde contra tudo e todos conseguem ter uma performance fantástica e desafiar o que seria expectável.
Poder ver esse desempenho é não só motivador, como inspirador de novas formas de trabalhar e de envolver os clientes e a equipa para além de poder ser usado como exemplo a seguir por outros.
Alguém disse uma vez que a sorte dá muito trabalho e consiste em pequenas coisas feitas de forma sistemática ao longo do tempo. Com esta consistência acabamos por perceber que os resultados surgem mais naturalmente.
Desafiar probabilidades na equipa
Todas as equipas têm as suas questões seja por diferença de idades, ou por feitios, conhecimentos, formas de trabalhar diferentes. É um desafio conseguir que trabalhem em conjunto de forma alinhada e focada.
Mas é possível! Temos o privilégio de trabalhar com equipas que se respeitam mutuamente, que procuram unir esforços e trabalhar no sentido de melhorar a experiência do cliente.
Em paralelo, procuram ajudar-se mutuamente e colmatar as falhas de uns e de outros. Claro que em muitos casos existe uma amizade entre alguns elementos, mas mais importante que isso, é o perceber que não ganham nada por não se ajudarem.
Por isso muitas equipas definem os objetivos de equipa e os individuais sendo que ambos têm de ser atingidos para poderem habilitar-se a prémios ou outro tipo de recompensa.
Desafiar probabilidades nas vendas
Se as equipas estiverem de facto unidas pensam na melhor abordagem ao seu cliente e aqui desafiam imensas probabilidades.
Conhecemos várias equipas que fazem a diferença junto dos seus clientes.
Sabem quem são as pessoas com mais dificuldades, que precisam de ajuda, mas também sabem criar um ambiente de confiança e envolvência que permite criar uma ligação especial.
Muitas equipas vão para lá do que está pensado e realizam abordagens diferenciadoras envolvendo a comunidade, desde caminhadas para conseguir patrocinar algo ou alguém, promovem workshops para acentuar a importância de um estilo de vida saudável, criam dias especiais e temáticos para “mimar” os clientes, aprendem novas competências para poder servir melhor os seus clientes, só para dar alguns exemplos.
Realizam ainda a medição destas ações e percebem o seu impacto, o que funciona melhor e pior e como podem superar-se todos os dias não desistindo quando os guiões de atendimento não correm como previsto, nem as técnicas de venda cruzada funcionam menos bem.
Desafiar probabilidades nos resultados
Quando as equipas estão a trabalhar para os mesmos objetivos, conseguem-se resultados extraordinários e por essa razão temos equipas com resultados de margens brutas, faturação, valor médio de vendas e outros indicadores de resultados acima da média nacional.
Estão orientados a determinados laboratórios que concentram boas rentabilidades, sem desprezar a vontade dos clientes, procuram com bom senso atender de forma cuidada aumentando o valor médio de cada atendimento, mas mais importante ainda a sua margem média.
Os resultados celebrados são repetidos e esta consistência de resultados não pode ser sorte, tem de ser mais do que isso.
Por isso, desafie as probabilidades e procure perceber onde estão as mais valias da sua equipa, o que fazem bem feito e não pode ser abandonado e o que ainda não fazem mas tem de ser implementado, para que a tal “sorte” bata também à sua porta.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: