E chegamos a fevereiro, mês dos Óscares, o maior prémio e reconhecimento dos melhores dos melhores em várias categorias ligadas ao cinema.
E será que poderíamos ter uma sessão de entrega de Óscares na Farmácia? Quem é o que melhor atende, o que tem mais paciência com os clientes, que tem sempre o seu espaço mais arrumado?
E se entregássemos esses Óscares, qual seria a reação dos colegas? Esforçamos e lutamos uns pelos outros? Torcemos em conjunto por bons resultados? E se as categorias forem definidas sem ser em função das vendas?
Categoria: Organização
Quem na equipa tem o seu espaço sempre arrumado, cumpre as suas funções e sabe como ajudar e orientar cada um dos colegas?
Falamos sempre muito nas vendas, compras e rentabilidade, mas a organização e o cumprimento das tarefas associadas é fundamental para o bom funcionamento da equipa.
É uma competência que raramente reparamos e de alguma forma, celebramos.
Categoria: Vendas
E isto implica saber aconselhar profissionalmente e não impingir, pois esse procedimento está proibido.
Mas quantas vezes o nosso atendimento fica muito aquém do que poderia efetivamente ser realizado?
É importante destacar de facto os melhores procedimentos. Por vezes, ficamos aquém do aconselhamento e da sugestão, esquecemo-nos de sugerir determinados produtos, ou aconselhamento não farmacológico e não prestamos atenção ao nosso cliente.
Ser o melhor nesta categoria significa praticar escuta ativa e prestar atenção ao nosso cliente. Sabemos que é cansativo e que muitas vezes a rotina se instala e é difícil reinventar o nosso atendimento, mas a experiência do cliente é um fator de retenção e fidelização, pelo que deve ser tentado.
Outro detalhe importante é a utilização de guiões de atendimento. Estes guiões podem ser trabalhados em equipa, e permitem “treinar” um conjunto de situações e patologias que chegam à farmácia, que perguntas podem ser feitas para detetar necessidades do cliente e ajudar a equipa a perceber a melhor forma de as abordar. Estes guiões podem ainda contemplar tratamento de objeções permitindo à equipa jogar em antecipação às que poderão surgir.
Mais uma vez, existe sempre alguém na equipa que segue à risca estas instruções e como tal merece o Óscar.
Categorias: Compras
Para podermos vender bem, temos de comprar ainda melhor. A atenção na compra tem de ser redobrada. Os responsáveis pelas compras que existem nas equipas, têm muita atenção nas compras e a calcular a rentabilidade dos produtos. Mas avaliar apenas a margem ou a rentabilidade na dispensa não são as únicas variáveis.
Na prática, é importante contabilizar tudo o que determinado laboratório poderá aportar e que não vem apenas descrito no preço ou valor da encomenda. Tomar em linha de conta a formação que disponibilizam, ajuda no sell out, formação à equipa, disponibilizada e flexibilidade em caso de necessidade de troca de produtos, facilidade nos contactos, bom merchandising e apoio para outro tipo de ações, é importante para ponderar algumas decisões de compra.
Esta análise pode poupar muito dinheiro à farmácia e isso é digno de um prémio.
Categoria: Espírito de Equipa
Nas equipas é fundamental a confiança uns nos outros e o respeito por cada um, temos sempre elementos mais apaziguadores e “people’s people”.
Gosto de ver equipas que nivelam por standards elevados, que pensam em como fazer melhor todos os dias. Num espírito de equipa não pode existir a caça ao erro. Por vezes certas equipas parece que procuram o mínimo deslize para fazer o reparo e inferiorizar os outros.
Temos de procurar o que cada um faz bem e marcar o momento de forma positiva. E se alguma coisa for mal feita, atuar com respeito e procurar corrigir e ensinar de forma corretiva e não castigadora.
Assim o espírito de equipa fica mais unido e todos crescem a patamares mais elevados de performance e o erro não é visto como algo castrador, mas como uma oportunidade de melhoria.
Quem se esforça todos os dias para que isso aconteça, merece um Óscar sem dúvida!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: