Com a chegada da Black Friday, algo que incorporámos rapidamente na nossa forma de trabalhar e cativar clientes, notamos cada vez uma maior adesão ao fenómeno.
E este evento é interessante e permite animar e vender um pouco mais na farmácia. O Foco de toda a equipa também é importante e ajuda a dinamizar.
Mas e quando não tem o Black Friday? Ou outro evento que ajude a dinamizar mais as vendas, tais como promoções, dias especiais e comemorativos, preços especiais para produtos com pouca validade?
A criação destas ações é importante. Dinamiza a equipa, ajuda a escoar algum stock de produtos que possamos ter a mais, permite a venda de produtos com pouca validade ainda que com valores especiais. Mas antes de fazer algumas destas ações prepare as mesmas com algum cuidado.
Rentabilidade
A faturação é importante claro, mas a rentabilidade não fica em 2.º lugar!
A saúde financeira da farmácia é fundamental para podermos perceber que tipo de abordagem podemos fazer. As promoções devem ser estudadas e preparadas e devem refletir a passagem de uma boa compra para uma boa venda. Se comprou produtos com excelentes condições, serão esses que podem ser trabalhados na promoção. Em conjunto poderá incluir os que têm mais dificuldade em sair, sendo que será sempre mais rentável vender com algum desconto que devolver ao armazenista ou eventualmente ir para quebras.
Muitos laboratórios estão ainda disponíveis para suportarem as promoções que forem realizadas nas farmácias, desde que sejam previstas e planeadas com antecedência.
De qualquer forma, descontos ou promoções retiram margem à farmácia e têm de ser pensadas e os números revistos antes de se avançar.
Campanhas
Sejam pontuais ou um pouco mais prolongadas no tempo, as campanhas de vendas de produtos são sempre uma boa forma de conquistar clientes.
No entanto, têm de ser bem preparadas e divulgadas quer pelos clientes, mas acima de tudo pelos colaboradores.
Todos os elementos da farmácia devem ter noção de qual a campanha, quais os produtos e como os vão abordar junto dos clientes.
A criação da campanha tem de ter em linha de conta alguns pontos importantes, tais como a sazonalidade, escolhendo produtos específicos para algumas patologias ou situações habituais consoante a altura do ano, a inclusão de alguns produtos VIP, os tais mais desafiantes para serem vendidos e ainda outros que podem ir “à boleia”.
Treino em Vendas
E isto leva-nos ao cerne da questão.
Nenhuma das ações fazem sentido sem uma equipa treinada para abordagem de venda e de excelência de atendimento.
É imperativo conhecer os produtos, as características e benefícios associados para cada um, saber os melhores argumentos de venda consultiva e sugerir aos clientes os produtos.
Sejam estes ou não de promoção, ou alguma ação diferente, a equipa tem de estar alinhada na venda dos mesmos, com a mesma segurança na sugestão, sem o receio de estar a impingir procurando realmente ajudar.
Dessa forma aconselhamos, que para qualquer ação na Farmácia, devemos ter em conta a formação para que a mesma seja mais eficaz.
E outras invenções…
Depois de pensarmos em promoções, Black Friday, campanhas, e afins…tem de continuar a dinamizar as vendas na sua farmácia.
Apostar na preparação individualizada de medicação, por exemplo, é uma forma de não perdermos uma faixa da população de clientes, que estará mais dependente de cuidadores e cujo serviço poderá ajudar a melhorar a forma como são cuidados.
Implementar workshops ou sessões de esclarecimento na farmácia, ou num local com quem se estabeleça parceria, será outra forma de conseguir conquistar mais clientes e apostar num serviço premium.
Todas as inovações e ações deverão sempre contar com o envolvimento e inputs de todos os elementos da equipa e dessa forma, seja de maior ou menor importância as “invenções” servirão sempre o seu propósito.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: