Ultimamente, no contexto farmácia e não só, o desafio em recrutar e reter talentos tornou-se o principal foco de qualquer empresa.
Acreditamos que os ambientes de trabalho positivos e desafiantes são fundamentais para atrair colaboradores e devem ser fomentados em todas as áreas de negócio.
Ambientes que fomentem equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que motivem os colaboradores, onde exista comunicação e esforço conjunto é o que se pretende, mas por vezes conseguir isso e manter os negócios saudáveis é difícil.
Trabalhamos com muitas farmácias, grandes, pequenas, de horário alargado ou não, com equipas mais experientes e outras com muitos jovens, que ficam em zonas onde existe poder económico ou em zonas mais humildes, em grandes centros urbanos ou nas periferias e o desafio é sempre o mesmo. Tentar criar um negócio estável que possa crescer e fazer crescer os colaboradores.
E o papel da liderança na retenção de talentos é fundamental e pode fazer a diferença entre reter ou perder os melhores profissionais, independentemente do contexto onde estão inseridas:
Criação de uma cultura organizacional positiva
Os líderes são responsáveis por estabelecer e promover uma cultura organizacional que valorize todos, promova o trabalho em equipa, reconheça e recompense as contribuições individuais e promova um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo.
Desenvolvimento de uma visão inspiradora
A liderança da equipa deve articular uma visão clara e inspiradora para a empresa e envolver os colaboradores no processo de alcançar essa visão. Uma visão atraente e motivadora pode ajudar a manter toda a equipa comprometida com os objetivos da organização.
Comunicação eficaz
Os líderes devem ser comunicadores eficazes, fornecendo informações claras e transparentes sobre os objetivos, estratégias, desafios e oportunidades da Farmácia. Uma comunicação aberta e honesta ajuda a construir confiança e mantém os funcionários informados e envolvidos no processo. E com esta comunicação entenda-se os valores do negócio, o caminho que se pretende conquistar e as dificuldades que possam surgir no caminho, corrigindo o rumo sempre que necessário e chamando à atenção de forma construtiva.
Desenvolvimento de talento
Os líderes devem investir no desenvolvimento e crescimento profissional da equipa, oferecendo oportunidades de formação, mentoria, coaching e feedback construtivo. O desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos pode aumentar a satisfação no trabalho e a retenção de talentos. São muitas as formações disponibilizadas atualmente por laboratórios e outras entidades, mas as equipas devem ser desafiadas a fazer as que mais suscitam interesse e podem ajudar a crescer cada um de forma individual.
Reconhecimento e valorização
Os líderes devem reconhecer e valorizar as contribuições dos elementos da equipa, demonstrando apreço pelo seu trabalho e oferecendo o reconhecimento adequado. E este pode vir em forma de um prémio ou gratificação, como também da forma de um obrigado sincero, uma celebração conjunta, um jantar de equipa ou outra atividade que marque certos momentos.
Feedback e orientação
É fundamental dar feedback regular e construtivo aos funcionários, identificando pontos fortes e áreas de melhoria e oferecendo orientação e suporte para ajudá-los a alcançar o seu pleno potencial. O feedback eficaz é essencial para o crescimento e desenvolvimento de todos.
Conhecendo cada elemento da equipa, será também mais fácil orientá-lo no sentido de criar planos de progressão, abraçando novas áreas de trabalho ou até perseguindo objetivos pessoais.
Promoção de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional
A promoção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios, especialmente em farmácias de horário alargado, e como tal, tentar ver com toda a equipa a melhor forma de os orientar, tentar criar alguma flexibilidade de horários, programas de bem-estar e apoio aos funcionários para lidar com o stress ou outras ações que possam minorar o impacto de uma rotina mais extensa.
A liderança desempenha um papel crítico na retenção de talentos, criando um ambiente de trabalho positivo, promovendo o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, reconhecendo e valorizando as suas contribuições e oferecendo oportunidades de progresso e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Muitas vezes terá também de validar o interesse de manter determinados colaboradores, quando os mesmos não cumprem procedimentos, não aceitam críticas ou ajudas, não se unem aos colegas nem trabalham em equipa e minam o ambiente de forma sistemática. A coragem de tomar certas decisões, embora difíceis podem contribuir para um bem maior em termos de equipa.
Ao investir no bem-estar e no sucesso das suas equipas, os líderes podem contribuir significativamente para a retenção de talentos e o sucesso geral da organização.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: