Como conseguimos que o sucesso seja a regra nas Farmácias em Portugal? No contexto tão tenebroso que é este ano de 2012, o que pode ser considerado realmente SUCESSO?
E será que temos receio em ter sucesso? E o que pensarão as outras pessoas do nosso sucesso e em que medida isso as poderá afectar?
Em primeiro lugar, sucesso é uma escolha que cada um de nós faz, e é simplesmente a consequência de efeitos combinados de uma variedade de factores diferentes.
Parte da nossa actuação no contexto Farmácia é motivar e criar uma dinâmica de sucesso junto da equipa. Mas para isso temos de saber cumprir vários passos:
Passo 1
Antes de mais, temos de definir como é o Sucesso! Como irá saber o que é, como o reconhecerá quando o atingir? Sem definir metas objectivas e detalhadas é impossível dar os passos certos para atingir o que queremos. Se não atraímos as oportunidades, elas não vêm ter connosco. E essa atracção tem de ser feita com pequenos passos diários. Se para si o sucesso é ter uma equipa vencedora, meça a sua performance constantemente, marque objectivos de venda e estabeleça um plano e um intervalo de tempo para as atingir.
Seja cauteloso com o que escolhe para medir o seu sucesso, porque irá aparecer…
Passo 2
Observe os padrões que entregam sucesso consecutivo. Existem empresas, inclusivamente Farmácias, que estão a ter sucesso. A atitude mais correcta que podemos tomar para melhorar a nossa performance é perceber o que fazem de bem para podermos adequar a nossa maneira de actuar. Não é imitar, mas talvez a “concorrência” tenha uma equipa que está sempre a sorrir e disposta a ajudar o utente.
Temos de saber reconhecer modelos e seguir os seus passos.
Passo 3
Escolha o seu ambiente! E este ambiente pode incluir o ambiente físico e o ambiente de pessoas que nos rodeia. Até que ponto os nossos familiares, amigos e colaboradores nos estão a encaminhar para o sucesso que decidimos ter?
Motive a sua equipa para que possa rodear-se de pessoas positivas, de espírito aberto, com valores éticos fortes que o ajudem a crescer. Afaste-se de quem não lhe traz valor e acima de tudo choca com tudo aquilo que mais preza.
Passo 4
Conhecimento. Existem várias formações na área farmacêutica que podem ajudá-lo a si e à sua equipa. E dentro da equipa existem pessoas muito conhecedoras na área da dermocosmética, ou puericultura, ou outras áreas. Aproveite o seu saber para ensinar os outros.
Crie momentos de formação internos e vai ver o que ganha em motivação e conhecimento.
Passo 5
Diga SIM! Quando uma oportunidade surgir, agarre-a. E essa oportunidade pode vir de variadas maneiras. Quem disse que uma farmácia não pode ter caminhadas, acções de charme com os seus utentes, eventos, workshops, entre outros? Os laboratórios estão ainda receptivos a promover algumas destas acções e a ajudar a farmácia na sua organização.
Passo 6
O que importa não é o destino, mas a viagem acima de tudo. O tempo é o nosso bem mais precioso e o recurso mais limitado. Organize o seu tempo e o dos seus colegas, crie um organigrama de funções e delegue o que puder… será que o receituário tem de ser visto todo por si? Será que alguém da equipa pode ajudar a retirar dados do Sifarma ou outro software?…
Passo 7
Acredite que é possível. Vemos farmácias ter sucesso, criar equipas mais coesas, facturar mais e melhor, desenvolver dinâmicas de fidelização de clientes e tudo porque teimaram em acreditar que era possível.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: