Quem nunca ouviu falar em “dar um ar de sua graça” a algo? E à farmácia, porque é que havíamos de dar um ar de sua graça a uma farmácia? Isso significa que teremos de remodelar a mesma? Podem o espaço de exposição e a disposição de balcões ser alterados?
São muitas perguntas, mas a verdade é que não pretendemos questionar tudo o que existe na farmácia ou despender tempo e investimento para alterar radicalmente os lineares e balcões. Pretendemos apenas chamar a sua atenção para a necessidade de dar um ar apelativo à sua farmácia, investindo tempo em tornar a sua aparência o mais clean possível.
O dar um ar de sua graça pode passar por pequenas alterações, desde a montra aos balcões, mas que vão ao encontro de uma facilidade de comunicação, de uma visão diferente e uma imagem mais interessante da farmácia.
Assim sendo, poderá actuar em algumas frentes e, para isso, disponibilizamos algumas dicas e ideias.
Montras
Quantas vezes não entrou numa loja porque a montra era apelativa e chamou a sua atenção? Acontece o mesmo na farmácia. Sabemos que muitos laboratórios ajudam nesse processo, disponibilizando material para decorar a montra, mas por vezes vemos que muitas farmácias gostam de inovar e de fazer algo diferente.
Existem ainda farmácias com muitas montras que podem aproveitar para comunicar com o público e explorar outros produtos.
Chame a atenção do seu cliente! Para além de colocar produtos, porque não colocar nesta altura do ano folhas de arvores caídas, ouriços de castanheiros, abóboras pelo Halloween, entre outros? Provavelmente na altura do Verão poderá colocar baldes de praia e areia, ou então que tal uma cesta carregada de laranjas na altura em que queremos prevenir as gripes? A ideia será sempre esta, ser diferente, chamar a atenção, acredite que existem farmácias verdadeiramente inovadoras!
A única regra a ter é que o produto em exposição na montra tem de estar em exposição no interior da farmácia. Sem falta!
Espaço Farmácia
Conhece alguma loja onde mal tem espaço para circular? Decerto também se recorda de outras onde se pode estar à vontade e o acesso aos lineares, às gondolas ou espaços de promoção especiais é fácil, onde os produtos estão arrumados com lógica e numa ordem definida.
O espaço da sua farmácia tem de permitir isso aos utentes, que circulem facilmente, passando por vários lineares, que tenham um espaço em que as crianças possam estar distraídas, que os produtos das gamas mais fortes estejam bem visíveis, e que a zona das novidades esteja bem identificada. É claro que algumas farmácias têm o desafio de um espaço de disposição reduzido, mas algumas das regras aplicam-se, nem que seja a limpeza, frescura e iluminação!
Balcões
Há farmácias com tantos expositores ao balcão que mal se vê quem está a atender ou o que está por trás deles!
Menos é mais neste caso. Sabemos que a venda por impulso funciona, sem dúvida, mas resista à tentação de encher os balcões com todos os produtos que tem. Com muita coisa no balcão, aumenta a poluição visual, por isso evite colocar ao mesmo tempo elásticos de cabelo, batons, pulseiras dos mosquitos e mais um sem número de produtos no balcão
Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena ir variando e trocando os produtos. Em vez de 2 e 3 por balcão, apenas 1, trocando com uma frequência semanal.
Lineares
Os lineares devem estar arrumados, sem espaços ou buracos, e devem ter uma leitura fácil. Além disso, devem promover a venda cruzada. Por exemplo, numa altura de queda de cabelo, as ampolas, cápsulas e champô deverão estar no mesmo espaço. Este tipo de abordagem é fácil, pois muitos laboratórios também ajudam nesta disposição. Mas nos MNSRM faça o mesmo. Numa altura de gripes e constipações, os antigripais, descongestionantes nasais, pastilhas de garganta, xaropes, entre outros, são mais fáceis de sugerir se estiverem na mesma prateleira.
E ceda à tentação de colocar algo novo que chegou no espaço que estava livre, mesmo que nada tenha a ver com os produtos onde se insere.
E boas mudanças! Trabalhe com a sua equipa para dar outro ar e outra graça à sua farmácia!
Se quiser saber mais como trabalhamos neste tipo de projectos, contacte-nos para maria.vieira@ideiasedesafios.com e solicite uma reunião gratuita.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: