Andamos há mais de ano e meio a viver consoante regras atrás de regras. Desde confinamentos, formas de trabalhar diferentes, liberdades condicionadas de viajar, trabalhar e conviver, cuidados redobrados a ter para poder estar com amigos, família e colegas, entre tantas outras que mudam quase quinzenalmente e nos deixam sempre indecisos e descontentes.
COVID à parte, se reparar o mercado é mesmo assim. Achamos sempre que as variáveis mudam pouco, mas de facto, mudam muito mais rapidamente do que realizamos e a adaptação é sempre necessária.
Desde há anos que o mundo das farmácias tem sido desafiado a muitas mudanças, e tem procurado reagir da melhor forma possível, com ânimo e resiliência, motivando as equipas para abraçar sempre desafios novos.
Mas curiosamente, ao longo destes desafios, é constante a necessidade de uma voz de comando, de regras e de orientações, por isso, apesar de acharmos que é uma fase complicada, atravessar as mesmas sem linhas de orientação ainda é pior.
Regras para o negócio
É fundamental existirem e a vários níveis.
O que compramos e como vendemos devem ser as principais orientações. As compras devem ter regras apertadas em termos de apostas, rentabilidade e outros indicadores.
A razão da compra tem de ser bem fundamentada e as negociações devem ser criteriosamente preparadas. Será que esta marca nos interessa? Qual a rentabilidade que nos traz? Como posso “trocar” por outra existente? Qual a mais-valia que determinada aposta me dá?
O ideal é ter sempre uma equipa de 2 a 3 pessoas no máximo responsável pelas compras. Mais do que saber o que comprar e como é importante um estudo exaustivo sobre as diferentes categorias na farmácia, as que têm a ver com patologias mais comuns e as menos solicitadas pelos clientes.
É ainda fundamental desenhar um mapa negocial comparativo dos principais fornecedores da farmácia, onde para além de margem, quantidades e portefólio, conseguimos incluir apoios na formação, merchandising, flexibilidade em termos de trocas, disponibilidade entre outros fatores.
As regras nas compras são fundamentais, mas as de organização também.
É importante garantir outros procedimento e regras igualmente fundamentais. Estamos a considerar a importância da gestão correta de validades, garantindo oportunidade para vender alguns dos produtos ou alinhando a sua devolução. Não menos importante será a monitorização dos créditos a clientes e fornecedores, a gestão de stock entre outras “regras”.
Regras para a equipa
A liderança tem partes desafiantes e uma delas é a criação de algumas regras importantes.
Regras sobre alinhar as vendas em torno de marcas de aposta de genéricos, indicadores de desempenho a definir e a cumprir por forma a melhorar a rentabilidade da farmácia, promover o esforço de equipa e contribuir para uma maior coesão entre todos.
Mas as regras têm de estar definidas, pois permitem alinhar toda a equipa em torno de metas comuns. Por isso é importante definir regras e por muito que custe, procurar não premiar o “quase”.
Mas ainda mais critico é medir os resultados e dar feedback.
Infelizmente muitas equipas desmotivam não por terem de cumprir objetivos, mas por desconhecerem se os mesmos foram atingidos, de que forma o seu empenho contribuiu para os resultados e como se pode melhorar a forma de trabalhar!
Por isso não tenha receio de definir regras desde que se comprometa a dar feedback à equipa.
E uma vez mais o bom senso será sempre fundamental para gerir todas as questões, principalmente as que não têm “regras” associadas como alterações súbitas de horários, baixas, enganos pontuais em compras, onde vemos o alinhamento da equipa com a forma como buscam ajudar-se mutuamente.
A comunicação com os colaboradores deve ser constante, e a equipa deve ser desafiada a conseguir patamares cada vez mais altos de desempenho.
Por isso não se esqueça de definir regras, definir planos de ação e dar feedback à equipa do verdadeiro “estado da nação” para envolver todos numa tomada de consciência importante do que deve ser feito para o sucesso da farmácia e de cada um.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: