Ao contrário do que possa estar a pensar, não iremos falar da categoria de Suplementação alimentar, uma das categorias que tem aumentado o impacto na faturação nos últimos anos em farmácia e que ainda não está a ser aproveitada da melhor forma por parte de muitas farmácias.
Os suplementos alimentares ajudam a potenciar alguns medicamentos, são uma forma natural de ajudar a prevenir e a curar situações e patologias, não são considerados “remédios” pelo que são bastante bem aceites no momento da sugestão da venda.
Mas como bem sabemos, muitos suplementos têm de ser tomados de forma continuada para podermos ver o seu efeito, outros podem constituir um investimento um pouco maior e como tal, mesmo percebendo os benefícios e vantagens, nem sempre o cliente avança na decisão da compra.
E quando passamos à equipa, também lhes damos vitaminas? Será que insistimos da mesma forma na “toma” frequente de “suplementos”?
Quando trabalhamos com equipas de farmácia e seus responsáveis, temos como objetivo principal que o momentum criado na altura da formação se mantenha por muitos meses após a nossa intervenção. Mas para isso acontecer, as bases de trabalho têm de ficar bem estabelecidas e enraizadas como hábitos.
Mas que vitaminas são então necessárias?
Vitaminas para prevenir
A prevenção é sempre a forma mais eficaz para garantir a saúde da equipa.
Essa prevenção deve estar em várias dinâmicas com a equipa. A comunicação é uma das melhores vitaminas que podemos dar a todos. Apostar em reuniões de equipa, em momentos formais e informais para comunicar, em ter frontalidade e honestidade perante a equipa é fundamental para evitar conflitos, prevenir situações menos claras e ajudar a reforçar os laços de entreajuda.
Outra vitamina excelente é a formação! Formação em várias áreas, desde as normais técnicas de venda, atendimento de excelência e fidelização de clientes a formações específicas sobre os produtos, independentemente da categoria ou segmento dos mesmos.
Com boas bases de formação, o atendimento será radicalmente diferente assim como a possibilidade de fidelizarmos os clientes.
Vitaminas para melhorar
Se as vitaminas certas estiverem a ser tomadas, a certa altura fará sentido vermos melhorias nítidas na performance. É neste ponto que entram os indicadores de desempenho, ou KPI’s.
Precisamos de perceber se o que está a ser medido é fundamental para garantir o crescimento da farmácia. Mas se nada for medido não sabemos o quê e como melhorar.
Os indicadores são metas a atingir, devem ser subjetivos e objetivos, baseados nas vendas e desempenho da equipa, mas também na forma como criam empatia com o cliente e se ajudam mutuamente.
Se forem bem definidos também devem ser alterados com alguma periodicidade para garantirmos melhoria constante dos processos.
Vitaminas para manutenção
Muitos suplementos devem ser tomados de forma constante para que os seus efeitos se prolonguem no tempo e garantam os melhores resultados. O marketing pode ser mais uma das vitaminas excelentes para manter a dinâmica na farmácia.
Com o marketing definimos a comunicação com os clientes, ajudamos a equipa da farmácia a orientar-se melhor e a focar-se em algumas das metas e produtos importantes e a chegar informação a cada um da melhor forma possível.
Mas uma vez começando, não pode ter fim…a exploração das diferentes redes sociais, a implementação de uma loja online, a criação e envio de newsletters são fundamentais para manter o engagement entre a farmácia e os clientes.
Por isso, se para si as vitaminas são complementos importantes no atendimento de excelência e na experiência do cliente, pense na experiência do colaborador e aposte na suplementação vitamínica de elevado impacto e de motivação, para garantir uma equipa saudável e resistente!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: