E o que pediu desta vez? O mesmo que em 2011 ou mudou o texto?
Acreditamos que no contexto actual a carta tenha um conjunto de pedidos bem urgentes, e no caso das Farmácias, quase desesperados, para que o ano de 2012 não seja tão pesado quanto se anuncia.
Mas infelizmente, e não querendo quebrar a magia, o Pai Natal em princípio não lhe irá trazer melhores margens, mais clientes, melhor poder de compra e mais organização na Farmácia, ou estaremos errados?
E se desta vez for mesmo possível realizar os seus desejos através do Pai Natal? Pelo menos, com ou sem essa mítica figura de barbas, todos podemos lutar por conseguir melhores dias e um ano de 2012 mais leve.
Melhores margens
Com as notícias das novas margens a serem aplicadas aos medicamentos éticos, vemos que se estabeleceu uma angústia e aflição generalizadas.
Da nossa experiência a trabalhar com farmácias, notamos muita apreensão, mas também procuramos escolher outras maneiras de controlar as margens e evitar que estas causem um impacto muito elevado.
Antes de mais, melhores compras geram melhores margens. E notamos uma preocupação cada vez maior com as compras que se fazem. Comprar menos e com melhores condições é cada vez mais importante. Nem sempre a quantidade é a melhor aposta e fazer stock a mais também não.
De forma a aumentar a margem global do negócio, é imperativo aumentar o volume de vendas em produtos que não sejam medicamentos sujeitos ou não a receita médica. Para isso deve apoiar-se nas ferramentas de gestão que existem para o auxiliar, como software existente, ANF online, entre outros. Permitem conhecer as variações de facturação por sub-família de produtos e, com isso, permitem uma análise mais correcta sobre onde e como apostar.
Mais clientes
Esse seria basicamente o melhor desejo do mundo…
Como trazer mais clientes à sua farmácia? Crie valor!
Se o mercado está no estado em que nos encontramos, tente diferenciar a sua farmácia de forma inequívoca. Pelo serviço que presta aos seus utentes, pelo carinho com que os trata, pela simpatia e postura profissional. Crie momentos de convívio com os seus clientes e faça-os sentirem-se bem com a sua equipa.
Pense em serviços alternativos que podem ser realizados sem custos adicionais para a sua empresa, mas que podem ser altamente lucrativos em termos de fidelização de clientes e retenção dos mesmos.
Aproveite todos os apoios que conseguir, venham eles de onde vierem, para chamar mais pessoas à sua farmácia.
Não podendo mexer no poder de compra dos nossos clientes, podemos sim criar momentos em que a sua vinda à farmácia se torne um momento simpático e com um serviço impecável.
Organização na Farmácia
Se tudo estiver mais organizado, será mais fácil trabalhar e inclusivamente atender melhor.
Rever a maneira de fazer stocks, os locais de arrumação dos produtos, criar procedimentos ou workflow de trabalho para que todos saibam o que fazer e quando, agiliza o trabalho de todos os colaboradores.
Procure ainda optimizar os prazos de validade procurando escoar sempre os com validade mais curta e, se tal não for possível, crie também processos de devolução rápidos e eficazes.
Crie um organigrama funcional com as principais tarefas alocadas às pessoas da sua equipa que estão mais talhadas para elas.
E espere que o Pai Natal concretize os seus desejos e os ponha no seu sapatinho!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: