Esperemos que sim, pois consiste numa técnica poderosa, de extrema eficácia e que não está de todo limitada aos bens alimentícios!
É algo que não passa de moda, uma maneira simples de “experimentar” novas sensações, novos produtos, e de modo totalmente gratuito. Podemos considerar um pequeno investimento face ao potencial de muitas pessoas a poderem experimentar o nosso produto.
Mas será que só funciona com comida?
Quando foi a última vez que deixou os seus clientes “provarem” algo?
Ainda hoje vemos que muitas empresas têm alguma relutância em DAR. No contexto farmácia já vai existindo alguma dinâmica nesta área, mas mesmo assim, muito alicerçada nas empresas e nos seus apoios.
Uma das técnicas de influência mais poderosas consiste em dar para depois receber. A reciprocidade existe desde tempos imemoriais, as trocas comerciais eram feitas dessa forma, e ainda hoje, se nos dão algo, temos sempre vontade de retribuir de alguma maneira, nem que seja com um sorriso!
Temos é de saber dar e de estar preparados para receber!
Nos projectos de Farmácias que temos realizado desafiamos sempre os responsáveis e as equipas a puxar pela imaginação e, por isso, segue um conjunto de acções que pode e deve fazer para os seus clientes e que podem diferenciar a sua farmácia de outras.
Dinamizar os Produtos
Aqui estamos mais à vontade, pois de algum modo é muito mais fácil dar a experimentar um produto.
Quando falamos em produtos, dá para experimentar, provar ou sentir alguns. Porque não promover pequenas amostras de produtos para que os seus clientes fiquem com vontade de ter o mesmo, mas em embalagem familiar?
Aproveite a disponibilidade da realização de aconselhamentos, mini faciais, actividades de promoção, mas treine toda a equipa para promover o mesmo. Não é só a promotora que tem de estar preparada para depois fazer a “venda”.
Dinamizar os Serviços
Quando foi a última vez que promoveu as medições de perfis bioquímicos na sua farmácia? Ou a consulta de nutrição?
Acredite que não é por ter lá avisos dos serviços que disponibiliza que os seus clientes vão sentir-se mais inclinados a comprar.
Já experimentou organizar uma sessão de formação em escolas, mas sem ser a típica da pediculose ou da higiene oral? E que tal orientar-se para outro nicho de clientes, como os jovens, com formação sobre Acne ou Educação sexual?
Temos inclusivamente visto exemplos como workshops para grávidas, workshops de nutrição, aulas de ginástica ao ar livre, entre outras.
Tem é de ser bem difundido por toda a equipa e tem de existir um objectivo mensurável para qualquer destas acções.
Dê de coração aberto
E mesmo as que não dependem dos laboratórios ou da boa vontade de terceiros podem ser “provas de sabor” excelentes!
Ofereça algo que será mais difícil de ver num contexto farmácia! Desde maçãs e peras no dia da alimentação, a uma aula de ioga do riso e de tai chi, a ofertas promocionais de aulas de ginástica ou criar um jornal próprio da farmácia, são imensas as coisas que pode dar.
Se já faz tudo isto, parabéns. Se quer passar a fazer, força! Vai ver que quando os seus clientes “provarem”aquilo de que são capazes de fazer vão sentir-se mais especiais. E isso, em suma, é o que nós queremos para fidelizá-los à NOSSA farmácia.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: