Tempos diferentes exigem abordagens distintas, pedem transformação e renovação. E na vida das Empresas isso só acontece se a Liderança for disruptiva e inovadora. Por isso, importa transformar a Liderança de A a Z na sua Farmácia!
Quando interrogamos as Equipas sobre as qualidades que o Líder deve ter, a maioria dos colaboradores refere que o Líder deve possuir um conjunto de valores éticos e morais, ter uma visão de futuro, contagiar na direcção do que pretende fazer e ser competente.
Mas será que estas qualidades nos distinguem dos demais e serão garante do sucesso da Farmácia e do caminho que temos a percorrer? Ou precisaremos hoje de juntar mais alguns ingredientes secretos para melhorar as vendas e a rentabilidade?!
Aqui ficam sete dicas-chave que lhe permitirão, seguramente, reflectir sobre a sua Liderança e gerar o apetite para procurar levá-la a outro patamar:
Carisma
O Director Técnico ou Gestor deve ter uma visão de longo prazo, desenhar uma estratégia e motivar a equipa para a fazer acontecer.
É importante que siga a sua intuição e que veja o que ninguém vê, que seja autêntico e genuíno para que a equipa de Farmacêuticos e Técnicos saiba com o que contar. Só a partir daqui é possível gerar os níveis de confiança necessários ao crescimento de qualquer Equipa.
Humildade
Muitos dos grandes líderes exercem a sua liderança nos bastidores pelo exemplo, pela congruência das suas acções.
Na Liderança, a humildade anda de mãos dadas com o sentido de missão e o estar ao serviço da Equipa e do Utente. E para isso é preciso reconhecer eventuais erros, deixar que os outros colham os louros e não invejar o sucesso dos mais novos.
Impacto
Sempre que o líder melhora, a Equipa vai atrás!
O que significa que, mais do que ser DT ou Gestor e responder pela Farmácia, perante a Equipa o que importa é a marca e o impacto que deixamos no nosso grupo de trabalho.
Inspirar e influenciar os colaboradores diariamente no balcão, nas acções de marketing, nas tarefas de back-office, é, mais do que uma vocação, uma arte. Exige muito investimento em tempo e em comunicação eficaz…
Paixão
Ter paixão pelas pessoas e pelos projectos em que nos lançamos é fundamental, só isso permite um envolvimento de corpo e alma e uma realização profissional plena!
E isso faz toda a diferença entre gerir uma Equipa em que, por mais que se olhe, não vislumbramos senão defeitos e ineficiências, ou ter a capacidade de reconhecer em cada colaborador o que este tem de bom e o respectivo potencial de desenvolvimento. Só assim conseguimos fazer da nossa equipa a “Dream Team”.
Nesta vertente, torna-se fundamental aprender a conciliar razão e emoção, sobretudo quando chega a altura de tomar decisões…
Resiliência
Ser resiliente é ser positivo, persistente e disciplinado. É ter a noção que não vai ser nada fácil, mas ainda assim acreditar na Equipa.
É levantarmo-nos a cada queda! É libertarmo-nos dos hábitos que não trazem resultados e adoptar outros, mesmo sabendo que nem sempre tudo vai correr bem. E é não prescindir da mudança, apesar de termos que correr riscos calculados.
Este é o desafio do DT ou do Gestor, que seja pragmático e não se dê ao luxo de baixar os braços, em prol da equipa.
Sabedoria
Não se nasce líder, por mais brilhante ou longa que seja a nossa experiência enquanto Farmacêuticos…
Liderar eficazmente hoje implica apostar no desenvolvimento da Inteligência Emocional, aprender a controlar as nossas emoções e fazer a leitura correcta das emoções de cada elemento da equipa. E para isso é preciso maturidade profissional, discernimento e até… engolir alguns sapos.
E para acrescentar valor, o DT / Gestor tem que avaliar e dar feedback construtivo, para poder ajudar a desviar dos comportamentos negativos e impulsionar o crescimento profissional de cada um.
Visão
E quando se trata de fazer crescer a Equipa e através dela chegar consistentemente a resultados, é preciso refrescar periodicamente a visão, para que se mantenha inspiradora.
Mas importa também dotar a equipa das competências certas, formar novos líderes e capacitar os recursos-chave através de ferramentas de coaching, para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem contínua.
A juntar a estas dicas de Liderança de A a Z, experimente perguntar à sua Equipa o que espera de si. Deixe-se surpreender com as respostas e agarre o desafio de tornar-se o DT ou Gestor
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: