Estamos em época de reforço vitamínico… Todos sabemos que as multivitaminas surgem como suplemento alimentar para uma saúde mais equilibrada, como forma de reforço de defesas e prevenção de doenças crónicas.
Desta vez vamos reflectir sobre saúde, mas não sobre a nossa ou a dos nossos utentes… Queremos pensar como andamos a tratar da saúde da nossa Farmácia? É que se nós não pensamos no complexo vitamínico que a empresa e a equipa precisam, já sabemos quem é que nos trata da saúde a nós, e de que maneira nos últimos tempos…
Vitamina A… de Acreditar
A melhor inspiração vem sempre dos mais pequenos, dos nossos filhos, de todas as crianças que acreditam que tudo é possível… Com o tempo, acabamos por esbater essa capacidade fantástica, mas lá por isso não é preciso prescindir dela totalmente.
Desafio-vos a irem ao youtube e fazer uma pesquisa por “toi india tree”. Para quem não conhece, entregue-se por uns minutinhos a esse filme…
Por mais difícil que seja a barreira a vencer, por mais desacreditados ou adormecidos os que estiverem à nossa volta, o que importa é o primeiro passo! E confiar que haveremos de descobrir o resto do caminho…
Vitamina M… de Motivação
“Isto está muito mau, a crise que vai lá fora, a Troika e a Troika+, as vendas que baixam de dia para dia, os clientes que não têm dinheiro, as receitas que não são aviadas por inteiro, o centro de conferência que começou a verificar as receitas dos meses anteriores, as regras do sector que mudam de dia para dia, a notícia de ontem dos genéricos na televisão e a Ordem dos Médicos e dos Farmacêuticos que não se entendem, …”
Uoh, pare!
Sim, é verdade, já foi mais fácil, e? Não vai fazer nada? Chorar ou ter a equipa toda de cara pendurada ou, pior, a chorar-se a si, adianta alguma coisa?
Investir nas pessoas, mais não seja envolvendo e comunicando objectivos, iniciativas, resultados, desvios, é fundamental.
Como dizia um Cliente nosso um dia destes, “já que não consigo fazer um outdoor nesta fase, vou fazer um indoor…” Se não podemos investir muito dinheiro, toca a investir tempo e criatividade, experimente. Porque não rouba um dia ao dia-a-dia da empresa para fazer uma jornada de comunicação, com manhã mais formativa, e tarde mais lúdica, com jogos? Há tanta coisa que se pode fazer… Meio dia que seja!
Os horários da Farmácia são alargados? É possível reunir com a Equipa ao Domingo à tarde, às 22h00, o que for. Se outras Farmácias o fazem, porque é que nós não o estamos a fazer ainda?
Vitamina C… de Compromisso
O nível desceu, não desceu? Pois… mas é preciso voltar a elevá-lo, precisamos do empenho de todos a 120%. Precisamos que cada elemento da equipa perceba qual a sua quota-parte de responsabilidade no que queremos atingir. Precisamos também de deixar claro o que é esperado de cada um, e isso nem sempre acontece.
É o vestir a camisola… mas para a vestirmos, temos que gostar dela, temos que achar que ela nos fica bem, pelo menos que nos serve. Se nem nós enquanto líderes a vestirmos, dificilmente a equipa a vai vestir… E é mesmo gira?
A sua Farmácia poderia ser a melhor empresa para trabalhar?
É importante que todos participem, é determinante envolver toda a equipa e não deixar ninguém de fora. Às vezes deixamos as nossas pessoas numa posição muito passiva, cumprem as suas funções de Farmacêuticos ou Técnicos e ficam à margem de tudo o resto. Não nos podemos dar ao luxo de ter estas pessoas só ao balcão, ou podemos? Que participem nas reuniões, que apresentem tópicos nessas reuniões, que partilhem com os colegas os conhecimentos adquiridos nas formações a que foram (leverage interno!), que brilhem junto dos outros partilhando como criaram empatia com determinado utente, que falem da forma como superaram determinada objecção ou como venderam aquele genérico, dos casos de sucesso…
Vitamina O… de Operacionalizar
Parece que esta não consta, mas devia! É que a falta de acções que sejam efectivamente diferenciadoras está a virar doença crónica…
“Estrategizámos”, planeámos, distribuímos… está na altura de fazer, de implementar o tal plano que nunca saiu do papel!
Às vezes está tudo definido, mas falhamos na concretização, no fazer acontecer. Estamos tão envolvidos na resposta ao dia-a-dia que nos esquecemos que este ano tínhamos posto mais umas quantas coisas na agenda… E, lá está, como não é urgente, fica para trás. Mas é tão importante…
Abrir portas, pensar alguns protocolos, procurar outros parceiros, dinamizar acções, fazer coisas novas, lançar campanhas e apurar resultados, lançar a newsletter ou aquele mailing, criar finalmente a página da Farmácia no Facebook, reunir mensalmente com a equipa, escutar e dar feedback a cada um, retomar os almoços com os colegas da área,…
Quer um conselho? Não guarde para quando tiver tempo!
Vitamina R… de Rir E, já agora, rir continua a ser o melhor remédio! É tão mais fácil (e giro) quando estamos bem dispostos…
Já reparou que quando vamos de manhã para o trabalho, vai tudo com uma cara no trânsito… Se paramos no café para tomar o pequeno almoço a menina da caixa está com uma cara, se ligamos para uma assistência, a voz de cassete do outro lado tem um som… Está tudo deprimido, e onde é que isso nos leva?!
Onde foi parar o brilho, a emoção, a garra?
Podemos passar a vida a pensar no que não temos ou a estar gratos pelo que temos. Talvez a segunda seja mais interessante, não? Se temos saúde, família, amigos, trabalho e oportunidades para fazer coisas, puxa, já não é fantástico? Queremos ter mais? Toca a agir mais, melhor, diferente…
E se pudermos dar uma boa gargalhada, de vez em quando? Passamos muito mais tempo com os nossos colegas do que com as nossas famílias… o que nos impede de tornar esses momentos o mais divertidos e desafiantes possível?
Se calhar, fazer um CheckSaúde à nossa Farmácia não era de todo mal pensado. E se faltarem alguns nutritivos essenciais de A a Z, talvez valha a pena corrigir essas carências. Caso contrário, o que vai acabar por sentir é mesmo carência… mas de resultados, de expectativas, de atitude.
Vamos a isso?!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: