Com o ano praticamente a meio, o nível de incerteza instalado e os desafios que temos pela frente, é mesmo imprescindível parar para pensar e assentar ideias sobre o que vamos melhorar ou iniciar neste 2º semestre de 2012.
A proposta de hoje é refletirmos em conjunto sobre alguns aspetos nucleares no funcionamento da sua Farmácia e da sua Equipa, sobre o ponto de viragem que temos que perseguir firmemente nos próximos meses.
TOP 3 Objetivos
É muito provável que lhe seja mais fácil nesta fase saber para onde não quer ir ou que erros não quer voltar a cometer, do que estar já a visualizar o caminho… Mas temos que nos forçar a fazê-lo!
Que não nos deixemos contagiar pela incerteza do impacto da recente aprovação da prescrição por DCI, da constante descida das margens e dos preços dos medicamentos, de tudo o que está sempre a mudar, e que não permitamos que a nossa angústia passe para as nossas equipas.
Se não pensarmos no que nos leva mais longe, ninguém vai pensar por nós…
Isso não significa que tenha que pensar sozinho. O que o impede de agendar uma ação diferente, de fazer uma “retirada estratégica” com a sua equipa? Se no início do ano se fazem reuniões de kick-off, porque é que não faz uma reunião de “kick-on”, em jeito de balanço e realinhamento?!
E que tal marcar uma reunião de equipa… diferente? Se já está a pensar que não tem dinheiro para fazer uma coisa em grande, faça como puder, peça apoios, mas faça, aqui também é preciso ser criativo… senão ficamos curtos… de resultados!
Traga à agenda as prioridades estratégicas. Em que direção é determinante avançar? O que é que está a correr bem ou mal?
De que é que não pode em absoluto prescindir? A que é que os utentes estão recetivos? Como reter os utentes atuais e angariar novos clientes? Como potenciar o IVA 23? Que necessidades queremos criar? Qual é o único serviço que ainda não existe nas Farmácias aqui à volta? O que é que, efetivamente, ainda não fizemos?
Faça da diferenciação uma peça chave e encontre novos nichos, se for o caso.
TOP 3 Ideias
E quando souber para onde quer ir, não perca a oportunidade de dar forma a essas metas… Como vamos lá chegar?
Lembre-se que muitas cabeças pensam melhor do que uma, por isso, à partida, a probabilidade é de todos juntos pensarem melhor. Divida o grupo em subequipas, distribua uns post-it coloridos e deixe que o pensamento criativo role…
Às vezes crepitam umas “pipocas” estranhas nas nossas equipas, nós sabemos, mas não comece por dizer NÃO. Nunca se sabe!
Identifique por cada objetivo pelo menos as TOP 3 ideias.
Encoraje a partilha e a discussão dessas ideias por todos os participantes, valide a recetividade e verifique em que medida é que estão alinhadas com as missões externa e interna da sua Farmácia.
E, já agora, se ainda não tem uma missão interna, é só uma ideia… É que cada colaborador sente, hoje como nunca, a necessidade de ver endereçada a preocupação da sua empresa em dar resposta à sua realização pessoal e profissional. No contexto Farmácia não é diferente!
Depois das ideias, é relativamente fácil encontrar as ações que permitem dar-lhes sustentabilidade. Na maior parte das situações, até temos plano de marketing ou plano de ação definido, mas não se fazem milagres se tivermos sempre o(s) mesmo(s) responsável/responsáveis por todas as tarefas ou se não existe sequer uma data objetivo a perseguir.
Aliás, na maior parte dos casos, não é o plano operacional que falha… é justamente o fazer acontecer.
Sabe o que vos falhou até agora este ano, o que vos tem impedido de ir mais longe?!
TOP 3 Hábitos
Pergunte à sua equipa!
De que hábitos poderíamos prescindir? Que outros nos ajudariam mais?
Quais são os 3 hábitos ou comportamentos que cada um se compromete a adotar? E porque falamos de hábitos, toca a repetir por 21 dias para se tornarem efetivos…
E eu?
Sim, agora é só consigo…
Enquanto líder, o que é que persigo? O que é faço a cada semana, a cada mês, para conseguir melhorar a minha liderança?
O que preciso de desenvolver? Será que também há hábitos que não me estão a levar suficientemente longe e dos quais devia abdicar? Que hábitos novos procuro integrar?
Novo semestre, novo paradigma e, porque não, eleger um novo TOP?
Aceita o desafio?!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: