Temos assistido a temperaturas muito elevadas que colocam o país em alerta geral. Sendo que estamos no verão, seria mais ou menos normal, mas de facto, são temperaturas demasiado elevadas acompanhadas com alertas para proteção, hidratação e comportamentos a evitar.
Esta onda de calor também pode chegar às empresas e claro, às farmácias. E com a onda de calor temos de tomar as mesmas medidas que tomaríamos na nossa vida.
Atividade moderada
Mas nunca parada! Podemos aproveitar momentos mais calmos na farmácia para alguma atividade extra, moderada claro.
E estes minutos podem ser aproveitados para tantas atividades que são muitas vezes colocadas em segundo plano, tais como, gestão dos produtos e arrumação do armazém, revisão de toda a papelada que se foi acumulando durante o ano e que está desatualizada e deve ser destruída ou arquivada.
Também podemos aproveitar para estudar algumas das categorias que podem ter melhor desempenho na farmácia e outras que se calhar estão mal definidas e devem ser revistas.
Será uma oportunidade para validar os produtos sem movimento há 6 ou 9 meses e perceber de que forma podemos criar alguma dinâmica especial de venda ou de revisão de compras.
Hidratação
Um dos principais avisos que emitem quando temos uma vaga de calor é a necessidade de hidratação.
O corpo tem de se manter hidratado, e a “mente” também. Por isso, este calor pode ajudar a melhorar os conhecimentos da equipa. Existem tantos laboratórios que disponibilizam formação gratuita online, que esta será uma excelente oportunidade para a mesma ser feita.
Aproveitar momentos mais calmos para rever conceitos, aprender coisas novas, melhorar as competências de venda, de liderança, de marketing ou conhecer melhor as características e benefícios de vários produtos, algo que vai decerto fazer melhorar a qualidade de argumentos no atendimento ao cliente.
Proteção
Nas vagas de calor protegemo-nos do sol, evitamos estar na rua nas horas de mais calor e prevenimo-nos com protetor solar e roupas mais frescas.
Mas que proteção podemos ter na farmácia? Se calhar pensar um pouco fora da caixa e em como protegemos os nossos clientes!
Protegermos de um mau atendimento e como estamos provavelmente com menos confusão na farmácia e mais calma, temos uma excelente oportunidade de criar momentos fantásticos e de interação com os nossos clientes.
E estes momentos mais calmos numa altura especial pode ajudar a fidelização clientes de passagem ou os atuais, mantendo valores simpáticos de faturação na farmácia.
Por isso, não tenha medo das ondas de calor e aproveite ao máximo quando acontecem, para enriquecer e melhorar a performance da sua farmácia.
Vamos a isso?!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: