Muitas farmácias chegam ultimamente à conclusão que os seus clientes estão diferentes! Estão a mudar e muito!
A pandemia, os sucessivos lockdowns, o teletrabalho que se tornou um hábito para muitos, aliado a condicionantes de mercado a adotar novos comportamentos, a comprar de forma diferente, a comunicar noutro tipo de plataformas, enfim…o mercado está a mudar e chegou a altura de acompanhar a mudança.
E como tal, esta mudança no comportamento dos nossos clientes obriga as farmácias a evoluir, a pensar um pouco fora da “zona de conforto” e a adotar também novas formas de comunicar com os clientes.
Muito do nosso trabalho de acompanhamento a farmácias tem passado por desenvolver planos de marketing com as equipas, para que se possa começar a inovar junto dos clientes e notamos que este é já um hábito de muitas farmácias, mas considerando o que se passa nos últimos tempos, o seguimento, alinhamento e flexibilidade deste plano tem de ser elevado.
Planear
Sem dúvida o primeiro passo é o planeamento. Muitos farmacêuticos queixam-se do pouco tempo disponível para implementar algumas ações de marketing e quando têm ideia de festejar algo, já é muito em cima do acontecimento e torna-se mais stressante de implementar.
Quando planeamos, aumentamos a probabilidade de fazer acontecer muito do que queríamos e no fundo roubamos tempo ao tempo para preparar as várias ações e dinâmicas com a equipa, para os clientes.
Por essa razão achamos fundamental a criação de um plano de marketing, algo que inclua todas as dinâmicas passiveis de ocorrerem na farmácia. Um plano de marketing é realizado para um semestre ou um ano em alguns casos, e engloba o plano de montras, as ações para os dias comemorativos, os rastreios que pretendemos ter, ações com a comunidade, campanhas internas de promoção de produtos entre outras, quer online ou offline. A ideia é ficar o mais completo possível.
Depois são revistas as ações com a equipa e são pensadas as parcerias para cada. Por exemplo, se for decidido fazer algo especial sobre solares precisamos de um parceiro com um equipamento para fazer o rastreio do fototipo da pele bem como um ou outro voucher ou amostras.
Depois de realizado o plano, deve ser comunicado a toda a equipa, e assumidas algumas responsabilidades por parte da mesma, para que as ações decorram com o maior sucesso possível.
Comunicar
A parte inicial está feita, agora temos de comunicar o que vamos fazer aos nossos clientes. Essa comunicação tem de acompanhar a mudança do mercado e já não estamos a falar apenas do Facebook. É importante avançar para as redes sociais, inovar no Instagram, fazer vídeos no tik tok, enviar newsletters e criar várias dinâmicas interessantes e que chamem clientes novos à Farmácia.
E não esquecer ainda o Farma TV ou os ecráns que estão na montra de muitas farmácia. As várias plataformas on-line devem fazer referência às ações que serão implementadas na farmácia, comunicar os rastreios e fazer por manter a mensagem que está a ser passada no espaço da farmácia.
Cada vez mais clientes utilizam as redes sociais e mesmo os com idade mais avançada participam e gostam de saber as novidades.
Sendo um meio de comunicação excelente com os clientes, deve ser também utilizado de forma correta, nas alturas certas e com um número de publicações adequado. Tem de verter a imagem do que se passa na farmácia e em consonância com a imagem das ações.
A comunicação pode ser ainda feita através do site, de mailings diretos retirados da base de dados dos clientes, de sms e claro, através de posters ou outros colocados no espaço da farmácia.
Esta comunicação também deve estar espelhada nos sites de compras existentes, pois o e-commerce veio para ficar.
Medir
É importante planear, implementar e comunicar mas a medição é fundamental. Só medindo as várias atividades e o impacto das mesmas nas vendas poderemos ter uma noção do que se passou, do sucesso da ação, da quantidade de clientes “atingida” pela atividade, das vendas realizadas e se é algo que possa ser repetido.
É difícil por vezes de realizar, mas permite perceber se estamos no bom caminho e a evoluir no sentido que os nossos clientes exigem.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: