Era tão bom não era? E se conseguisse garantir que os clientes só iam à sua farmácia e a mais nenhuma? O que é necessário assegurar para conseguirmos fidelizar os clientes e fazer com quem pensem ser na NOSSA farmácia antes de irem a outro lado?
A retenção ou fidelização de clientes é um dos maiores desafios desde sempre. A nível das farmácias as solicitações são mais que muitas em termos de concorrência e teremos de estar sempre um passo mais à frente na questão de mantermos os nossos clientes.
Mas quando começa efetivamente a fidelização?
Para nós começa logo no acolhimento! Se pretende conquistar clientes fiéis tem de os tratar de forma diferente e única desde o primeiro momento.
O acolher bem, cumprimentar, tratar pelo nome e sorrir são coisas tão básicas que até pensamos ser impossível falhar, mas infelizmente…falha em algumas farmácias.
Perceber que receber os clientes é como receber um amigo, com cuidado, com vontade em ajudar e percebendo quem são e como preferem ser tratados.
Depois é nesta altura que a par de um excelente aconselhamento, preenchemos ou completamos as fichas de utente. Com os dados completos, com as indicações todas que nos podem servir para mais tarde contactar, desde o dia de aniversário ao perfil comercial com as compras das marcas preferenciais e com as patologias ou medicação habitual.
Qualquer sistema informático tem o campo da Ficha de Cliente, com maior ou menos detalhe, mas se este não for preenchido, nada se conseguirá fazer e as ideias serão difíceis de concretizar pois não temos os clientes bem categorizados.
Fidelização
Porque lutamos tanto por ter clientes fidelizados? Porque em média, segundo estudos, é mais fácil e barato vender a quem já nos compra do que vender a quem nunca ouviu falar de nós.
Pense no seu restaurante favorito…provavelmente foi lá por um acaso ou por recomendação, mas perante uma expetativa normal, teve um atendimento fantástico, que o impactou de tal forma que quis repetir. E agora, poderá ir a outros restaurantes, mas sabe que existe um que é especial.
Nas farmácias, percebemos que por questões de conveniência, horário, proximidade do local de trabalho ou residência, nem sempre conseguimos ir à nossa farmácia preferida. Mas, sempre que temos dúvidas, que precisamos de um aconselhamento que nos transmita mais confiança, sempre que recebemos uma notícia de promoções ou ações especiais, lá voltamos ao nosso porto de abrigo.
E esta preferência e confiança constroem-se passo a passo.
A fidelização engloba assim um conjunto de ferramentas que permitem o contacto entre a farmácia e os seus clientes e que devem ser exploradas e desenvolvidas pela equipa.
Redes Sociais
Para além da dinamização das Fichas de Cliente, temos de aproveitar as redes sociais para “contactar” os nossos clientes. A dinamização do Facebook deve ser o mais profissional possível, com imagens de qualidade, com divulgação de rastreios e promoções, bem como partilha de cuidados de saúde, dica do mês, entre outras.
O Instagram também tem sido uma ferramenta muito utilizada, pois divulga produtos e serviços às camadas da população mais jovens, que preferem esta ferramenta ao Facebook e para quem a utilização de certos produtos por bloggers e influencers pode fazer a diferença.
E muitas farmácias ficam-se apenas por aqui. Mas pense um pouco mais além…crie uma newsletter, envie por email aos seus clientes com promoções, dicas de saúde e a agenda das atividades do mês. Essa newsletter deverá ter sempre a mesma periodicidade e será uma forma de chamar o cliente à farmácia, mais vezes do que seria o normal.
E quem diz newsletter diz parcerias com empresas que estão perto da sua farmácia, sejam estas em forma de descontos ou em forma de outras atividades como workshops dedicados e ações de promoção de saúde específicas.
E se os conseguiu levar para dentro da sua farmácia, faça por garantir que a equipa está alinhada a prestar o melhor cuidado possível, com simpatia, entrega e que a despedida deixe sempre vontade de voltar.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: