Aposto que tem sido um dos melhores e mais utilizados argumentos nos últimos tempos, a necessidade de reforçar a imunidade por parte dos clientes por causa de gripes, COVID e afins.
E de facto, está provado que a melhor forma de ter saúde é a prevenção, especialmente quando a mesma é dirigida aos grupos de maior risco e fragilidades perante doenças.
Se essa prevenção é promovida de forma ativa junto dos nossos clientes deve ser promovida dentro da equipa da mesma forma e com a mesma intensidade. A prevenção permite uma maior resistência a um conjunto de “ataques” e a preparação do organismo para agressões que poderiam causar danos graves.
Nas empresas o foco deve ser o mesmo.
Prevenção na Desmotivação
O trabalho na farmácia é por vezes desafiante e momentos de descontração, de trabalho em equipa, de comunicação entre todos podem ajudar a prevenir alguma desmotivação por parte dos colaboradores.
Sabemos que nem sempre é fácil reunir todos, mas por vezes, pequenas mensagens de reforço positivo à equipa podem fazer maravilhas.
Se os colaboradores souberem com detalhe o que é esperado deles, mais facilmente se apresentam à altura dos desafios que lhes são dados. Não só é importante definir desafios como é fundamental aferir os resultados e dar feedback à equipa dos mesmos.
Funciona como um GPS e se não marcarmos os pontos A, de onde saímos e os pontos B, para onde vamos, nunca saberemos se lá chegámos e o que tem de ser feito para melhorar.
Prevenção no Marketing
Mais do que prevenir é garantir que o marketing não para.
No plano de marketing estarão definidas todas as ações pensadas e previstas acontecer ao longo do tempo. Mesmo que existam diferentes condicionantes, tem de ser garantida a execução das diferentes estratégias e o envolvimento por parte da equipa.
Além disso, é importante garantir ações antecipadas para garantir o sucesso das mesmas. Prevenir neste caso, significa pensar antecipadamente e garantir os apoios e envolvência dos diferentes intervenientes.
Outra área importante é a otimização das categorias e lineares presentes na farmácia. Deve ser feita regularmente uma auditoria às categorias da Farmácia para prevenir que a equipa venda produtos com rentabilidades menores e otimizar dessa forma cada atendimento.
Além disso, previne que os seus clientes se habituem demasiado ao formato da farmácia, sem reparar quando se fazem novas introduções de produto. Alguma dinâmica nos lineares pode ser positiva para captar a atenção dos clientes.
Prevenção nas Vendas
Está a analisar as diferentes categorias e as marcas de aposta? Quer envolver a equipa e focar num determinado produto ou marca? Fez uma boa compra que quer transformar em boa venda?
Tem de garantir que o consegue e para tal, envolver a equipa nas vendas.
Ajuda a construção de guiões de atendimento, onde podem ser envolvidos os diferentes membros da equipa para construir o mapa de características dos produtos e como vender os seus benefícios, partilhando e treinando entre todos.
Também é importante dar a conhecer as rentabilidades das marcas de aposta e medir a sua penetração na farmácia, procurando adaptar sempre que se torna mais difícil a sua promoção.
A realização de campanhas mensais de venda de produto pode ser outra estratégia. Analisando um conjunto de produtos que existem em excesso no stock, ou que estão com pouca validade, ou são sazonais, podem ser criadas listagens de objetivos de produtos para serem vendidos, garantindo stocks reduzidos e escoamento de produto.
Acompanhando toda esta área temos de incluir formações internas de venda e atendimento de excelência.
Não podemos pensar que por ter um bom VMV já está tudo feito no contexto do atendimento! Nunca está tudo perfeito e há sempre pormenores que podem e devem ser trabalhados.
Por isso, previna-se a si e à sua farmácia garantindo um 2021 e 2022 bem mais forte!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: