Há sensivelmente 1 ano, antes de vermos as nossas vidas viradas do avesso, partilhava convosco o tema sell in vs sell out.
A importância de comprar bem e depois conseguir transferir a rentabilidade da compra numa venda bem sucedida. A análise das parcerias, das marcas de aposta, das margens e das rentabilidades dos produtos, assim como a importância de envolver a equipa na venda dos mesmos é um tema que não passa de moda e no contexto que atravessamos ainda é mais crítico.
Por essa razão, com ou sem pandemia ainda há muito a explorar nesta questão. Mas de facto não é o único indicador e são muitos os fatores, extrínsecos e intrínsecos que favorecem e potenciam o crescimento de uma farmácia.
E de que crescimentos estamos a falar?
Crescimento em Faturação e Margem
Impossível não considerar como fator #1 de importância. A capacidade de aumentar a faturação, mas não menos importante a margem da farmácia.
Todos sabemos que é agradável ver o volume de faturação subir, mas se este não for acompanhado por um aumento de rentabilidade acabamos por manter um nível de saúde financeira baixo.
As melhores compras e apostas são o motor destas variáveis, não esquecendo obviamente os grandes responsáveis por fazer acontecer melhores vendas e sucesso na farmácia que é a equipa.
Mesmo com o tempo atípico que vivemos podemos e devemos estabelecer metas e objetivos. Provavelmente serão mais simples do que os de antes, mas não deixam de ser um ponto B fundamental para alinhar e focar a equipa.
Crescimento em Marketing
A porta da nossa farmácia teve de “triplicar” de tamanho! Percebemos que a forma de chegar ao nosso público alvo está diferente e mais criteriosa.
Muitas farmácias apostaram numa comunicação diferenciada com os seus clientes, procurando melhorar a forma de criar um engagement com os mesmos. Conseguimos perceber abordagens mais profissionais ao Facebook, com post de promoções mas também outros de dicas e cuidados de saúde ou até inspiracionais, e procurando chegar a outras camadas da população, incursões pelo Instagram, tiktok e outros.
Somos defensoras da máxima de “vender aos outros como ELES preferem que se venda a eles, e não como nós preferimos” daí que esta flexibilidade e adequação aos tempos que vivemos foi fundamental para crescer em likes, partilhas e claro, clientes.
Para além das redes sociais dinamizadas, muito procuraram ir ao encontro dos clientes com entregas ao domicílio, serviço expresso de reservas e claro, investimento na criação de lojas de e-commerce, reforço de parcerias com a criação de um serviço de PIM entre outros.
Crescimento em Espaço de Exposição
A ida à farmácia ficou um pouco mais condicionada, e como tal o espaço que temos deixou de ser tão visitado. No entanto, continuamos com clientes na farmácia, e para esses a comunicação tem de ser excecional.
A experiência do cliente, ou CX, é sem dúvida algo que tem de ser explorado e trabalhado. Tudo tem de estar pensado para que quando o cliente visitar a farmácia sinta a experiência nos lineares com as categorias bem pensadas e visíveis, o espaço preparado para o receber em segurança e uma equipa alinhada em fazer essa experiência única.
Além disso, a análise das categorias major e subcategorias que sejam importantes para a farmácia permitirão uma otimização dos lineares alinhado com o que se pretende apostar.
Crescimento da Performance da Equipa
O que nos leva a este ponto…o crescimento da equipa. Mais do que em quantidade, referimo-nos à qualidade.
Se a experiência do cliente tem de ser única e impactante, o atendimento ao balcão tem de seguir as mesmas regras.
A formação da equipa deve ser contínua e hoje com os diversos meios de o fazer tornou-se ainda mais fácil melhorar as competências. Tem de ser fomentado em todos a importância do atendimento de excelência, personalizado, dando a cada cliente o tempo que ele necessita, garantindo que o objetivo é ajudar.
O crescimento da farmácia toma assim várias dinâmicas em simultâneo sendo que todas são importantes para a conquista de melhores resultados, clientes mais fieis e uma equipa alinhada e motivada.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: