Correr, para além de ser um dos mais completos desportos, está na moda. E quem começa e gosta… parece não mais parar!
Nunca se escreveu nem partilhou tanto sobre running! Para além dos livros, das inúmeras revistas da especialidade que surgiram recentemente, e das comunidades online, são às centenas as selfies que diariamente surgem no Facebook ou nas outras redes sociais.
Mas hoje queremos falar de outras corridas, maratonas não muito diferentes na vida das Farmácias. E, muito provavelmente, o paralelismo não é à toa, se pensarmos quantos gestores, directores técnicos ou profissionais de saúde fazem da corrida um desporto… e uma terapia pessoal e profissional.
Correr uma maratona implica foco, preparação e estar disposto a pagar o preço…
E correr pelo sucesso da sua Farmácia, será distinto?!
Espreitámos os erros mais comuns de quem se prepara para uma maratona… vamos olhar para eles com os olhos de líder, de proprietário, de colaborador entusiasta e determinado?!
Objectivos no tempo certo…
Ninguém começa por correr uma maratona, mesmo que seja mais interessante e compensatório o resultado do que o de uma corrida de 1500 metros. Também ninguém fica a vida inteira a correr 1500 metros se um dia quiser correr a maratona…
Os objectivos têm que se definir de forma realista e progressiva, para podermos crescer em competências e desafiarmo-nos o suficiente a ponto de lutarmos para os fazer acontecer.
Sem foco e objectivos é difícil pormo-nos a caminho, é difícil comprometer a equipa com o crescimento do IVA 23, com a dispensa dos genéricos de aposta pretendidos por molécula, com o acréscimo da venda média nas vendas não comparticipadas, entre tantas outras metas a perseguir… Se não definirmos em concreto para onde queremos ir e quando, deixa de haver qualquer sentido de urgência para o que tenho que fazer este mês, esta semana.
Quando ficamos muito tempo sem praticar exercício, tal como quando regressamos do nosso maior período de férias, custa-nos mais retomar… Se a equipa não estiver habituada a trabalhar por objectivos, precisará de tempo para entrar na dinâmica.
Um corredor de maratonas não nasceu corredor de maratonas, teve que se superar a cada dia, atingindo metas sucessivas.
Sempre que um objectivo de negócio cresce ou o contexto da liderança se altera, isso exige-nos sair da zona de conforto, mudar o foco, e definir o que vamos fazer, como e para quando.
Só isso nos dá a plasticidade para uma corrida maior…
Mais tempo de preparação ou melhor qualidade…
Ninguém se prepara para uma maratona a atravessar o deserto do Saara…
E às vezes queremos estar tão bem preparados para o desafio, que não pomos limites à preparação. E por isso é que passamos a vida a adiar para o próximo trimestre, para o próximo ano, para quando o contexto melhorar ou a sua ansiedade reduzir…
Se é verdade que hoje temos que estar melhor preparados, não é menos verdade que não podemos ficar à espera de estarmos prontos… não temos esse tempo e, se o tivéssemos, talvez nunca nos considerássemos suficientemente preparados.
É que uma coisa é pagar o preço e sacrificar o presente pelo que se quer ser e ter no futuro. Outra coisa é permitir que o presente comprometa o sucesso futuro…
Pense nas competências que cada elemento da equipa precisa de desenvolver, ajude a crescer, dê feedback estruturado, exemplifique, reconheça o bom e fale assertiva e individualmente do que vai mal.
Revisite a definição de funções, elimine as zonas cinzentas, crie projectos específicos para os colaboradores mais autónomos e motivados, desafie mais, garanta que todos conhecem adequadamente os produtos e os serviços e os sabem promover, assegure-se de uma correcta gestão de categorias e arrumação de lineares, torne a farmácia apelativa, aposte pela comunicação eficaz com o utente, encoraje um atendimento de excelência e que cada colaborador se comprometa como se a farmácia lhe pertencesse.
O melhor investimento que pode fazer continuadamente é na sua Equipa! Não dá para não ter paciência…
Começar e não abrandar…
Depois do primeiro passo, teremos capacidade de descobrir o seguinte, nem que para isso seja preciso gerar ideias em equipa ou pedir ajuda. Ficar quieto é que não resulta certamente…
Quando cada nova dinâmica estiver a funcionar, o ritmo a que as coisas mudam no mercado vai-nos impelir para encontrar outras dinâmicas. Se há 3 anos que damos flores no dia da mulher, não será chegada a hora de promover algo de diferente, seja um workshop de maquilhagem ou ter algo disruptivo na Farmácia, como uma bailarina?!
E, já agora, lembre-se que quando conseguir correr a distância, pode sempre melhorar o tempo! Por isso, quando atingir os objectivos, nada de correr mais devagar para ganhar fôlego e melhorar a performance, será tempo de definir novas e mais ambiciosas metas. Ninguém quer progredir ou ter mais resultados aos soluços, certo?
Também ninguém escolhe correr sozinho, não chame isso a si que é duro demais. Estará tudo errado se a liderança ou o sucesso forem processos solitários, alguma coisa terá feito mal ou então o sucesso será passageiro…
Rodeie-se das pessoas certas para esta maratona. Escolha quem quer ter na Equipa, identifique outros colegas no sector que constituem para si uma referência pelo dinamismo e inovação e partilhe, promova momentos de networking! Será com estas pessoas que vai crescer, aprender, exemplificar, ajudar, rir, desanimar, desesperar, sonhar e lutar durante o percurso. Será também com elas que vai poder celebrar e partilhar quando chegar à meta!
Começamos agora?
Para mais informação envie ainda hoje um e-mail para anabela.conde@ideiasedesafios.com ou marque já a sua reunião de diagnóstico.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: