Não é mau desempenho, nem má-fé, nem por causa das fortes temperaturas, ou por causa das férias, mas por vezes somos todos atacados por um desejo enorme de preguiçar e instala-se uma certa inércia complicada de ser vencida.
O trabalho na farmácia é na sua maioria um pouco rotineiro, sabemos bem. Atendimento ao público, realizar entrada de encomendas e arrumação das mesmas. Depois temos as atividades que são consumidoras de tempo como correção de receituário, etiquetagem de preços, arrumação de lineares, entre outras que estão diretamente relacionadas com o atendimento.
E quando o dia a dia se vai repetindo temos por vezes uma certa rotina instalada bem como uma certa preguiça.
Esta inércia pode acontecer no desempenho dos colaboradores e em diversas áreas. Verificamos uma falta de iniciativa no atendimento, na definição de campanhas de venda, na criação de ações novas, no planeamento, e na medição de standards de performance elevados.
E como vencer esta inércia?
Se a farmácia não estiver sempre a reinventar-se será difícil fazer frente aos desafios de hoje.
O plano de marketing anual é o primeiro passo para toda a equipa sentir-se envolvida durante os 12 meses do ano. Planear para fazer acontecer e definir desde logo os 12 meses de atividade da farmácia.
Poderão ser depois definidos e alinhados os planos trimestrais de ações e parcerias a implementar pela equipa. Dessa forma existe mais tempo de preparação que permite um maior sucesso na implementação. Para envolver os parceiros, preparar material, conseguir patrocínios e a participação dos utentes.
Para além do marketing planeado e trabalhado ao longo do ano, há que prestar atenção ao que acontece em redor e às novidades que poderão ser também aproveitadas na farmácia.
Outra forma de combater a preguiça é criar um conjunto de objetivos mensais, e o atingimento dos mesmos vai provocar alguma animação na equipa.
A definição de objetivos mensais com a atribuição de prémios trimestrais tem sido das melhores estratégicas para quebrar a inércia e a rotina.
Esta definição tem por base as metas a serem atingidas pela equipa e por cada um dos elementos da farmácia.
Os objetivos de equipa têm a ver com o conquistar mais clientes, vender mais determinada subfamília de produtos, trabalhar a margem bruta da farmácia, melhorar a rentabilidade nos genéricos, atingir um determinado valor médio de venda ou margem média de venda, para referir alguns.
Depois existem os indicadores individuais, os que dependem apenas de cada um dos colaboradores, como a rentabilidade libertada em cada venda por cada colaborador, bem como o desempenho nas várias tarefas que cada um deles tem como suas.
Para quebrar a monotonia, também podemos e devemos apostar na motivação da equipa. Provavelmente criar certos momentos de diversão entre todos na equipa, dias especiais, momentos diferentes e animados para que se evite a inércia.
A motivação da equipa é um ponto importante para vencer a rotina! Motivar a equipa nem sempre é fácil, mas pequenas ações podem fazer a diferença.
E outra forma de quebrar a rotina é a aposta em formação! O leque de formações disponíveis é imenso atualmente, e vale a pena apostar no crescimento contínuo de competências, pois é sempre possível aprender algo de novo. E sempre podemos aproveitar momentos mais calmos na farmácia para reforçar os conhecimentos.
Seja na área de vendas ou técnicas de atendimento, passando por formações científicas e específicas, será sempre útil aprender novas formas de melhorar o atendimento aos utentes.
Lembre-se que a maior dificuldade é sem dúvida quebrar a inércia, conseguir fazer com que as “engrenagens” funcionem, pois depois de quebrado esse momento, tudo começa a girar de forma mais eficiente. E quando isso acontece, é mais fácil manter o momentum e a motivação para continuar com a envolvência da equipa e o foco nas metas.
Assim fundamental é não deixar que a rotina se instale de todo! Reunir frequentemente com a equipa poderá ser a forma de ir mantendo a energia positiva na equipa. Nessas reuniões periódicas são comunicadas as ações a realizar e os resultados das já realizadas, são ventilados os maiores receios da equipa e onde sentem que precisam de ajuda.
Por isso, a melhor forma de sair da preguiça, é conseguir não cair na rotina e lutar com todas as forças contra a preguiça que se pode instalar!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: