De Farmacêutico para Farmacêutico
Longe vão os tempos em que bastava abrir a porta da farmácia e esperar que os utentes entrassem! Hoje são as Farmácias que devem chamar pelos utentes. Mas como?
Oiço muitas vezes as colegas a queixarem-se de que os clientes têm diminuído, uns porque passam a ir às “parafarmácias” dos supermercados, outros porque morrem!
Mas como contrariar essa tendência? Será que se consegue ultrapassar isso?
A sua farmácia, como o faz?
A forma proactiva de trabalhar é a forma mais “inteligente”.
Rastreios, quantos faz por ano? E outras actividades, faz ou vai fazendo?
Plano de Marketing
Pegue num calendário anual e assinale os dias comemorativos que têm mais interesse. Peça ajuda ao Google, que lhe dará algumas dicas com as datas comemorativas.
Conheço muitas farmácias que já celebram o Dia Mundial do Coração ou o dia Mundial da Diabetes, mas porque não comemorar o Dia dos Avós, o Dia da Água, o Dia da Árvore ou o Dia da Amizade? Existem muitas datas interessantes para serem exploradas. Puxe pela cabeça e dê asas à criatividade. Existem dias que à partida não fazem muito sentido para a farmácia, mas depois, com uma ideia interessante, ganham vida. Pode até inventar comemorações! A semana floral, por exemplo, pode dar muito jeito para vender o stock de um gel de banho que comprou a mais.
Datas como o aniversário da farmácia e o Natal devem ser sempre motivo de comemoração!
É importante não esquecer que quando celebra estes dias na Farmácia, deve pensá-lo de forma a ter retorno. O retorno pode ser em venda de produtos, captação de novos clientes ou apenas vincar a boa imagem da farmácia. Para o poder fazer com pés e cabeça, faça-o de forma planeada e com o apoio dos laboratórios parceiros.
Deve ter um plano de marketing que descreva as actividades a fazer, com o apoio de quem, e qual o responsável pela sua realização.
Dica: Planeie um trimestre de cada vez e com bastante antecedência.
Consegue pôr este plano em prática?
Redes Sociais
Uma forma actual de comunicar com os seus utentes é através das redes sociais. Já tem alguma página? Sabemos que o Facebook é uma ferramenta muito poderosa. É o “terceiro país” mais populoso do mundo!
Cerca de 62% dos utilizadores de redes sociais seguem marcas e empresas, acompanhando as suas novidades. A sua farmácia pode ser uma delas!
Sabemos que não nos traz o retorno que desejamos, mas é mais uma forma de divulgar a farmácia, e sem custos! Aí pode publicar as actividades planeadas, anunciar as campanhas, colocar artigos e notícias de saúde, e até fazer concursos. Tenho visto páginas muito interessantes e activas, mas também vou vendo páginas que já não fazem publicações desde a Páscoa! Assim não vale a pena!
O Facebook é uma ferramenta poderosa, mas tem de ser bem utilizado!
Dica: Analise com frequência as Estatísticas da sua página. A hora a que os seguidores vão ao Facebook deve ser a hora em que são feitas as suas publicações! Ah! E agende as publicações.
Contactar os utentes
Já pensámos em algumas formas de dinamizar a farmácia e até em actividades para fazer, mas… como contactar os utentes? Para além da divulgação de balcão e nas redes sociais, pode contactar os seus clientes via e-mail ou telemóvel. Tem o contacto dos seus utentes? Pois… então para que todo este processo funcione bem, com a divulgação devida e a envolvência dos utentes, tem de preencher ou completar as fichas de clientes. Nos diferentes sistemas informáticos existem campos de contacto que devem ser preenchidos, bem como o campo perfil, onde descreve que tipo de produtos ou marcas determinado utente costuma comprar.
Assim torna-se tudo mais fácil. Se vai realizar um rastreio ou tem uma nova campanha, toca a contactar os clientes via sms ou via e-mail.
Dica: Crie diferentes perfis de clientes no sistema informático. Quando for necessário extrair os contactos de quem é recém mamã, por exemplo, será muito mais fácil.
Atendimento cinco estrelas
Por fim, e talvez o mais importante, tenha um atendimento cinco estrelas.
De certeza que já entrou em lojas onde foi bem atendido e outras às quais já não quer voltar. Acontece o mesmo com os utentes que vão a diferentes farmácias.
Pois aqui o objectivo é que o atendimento da farmácia seja tão bom, que dê vontade de voltar. Use e abuse da simpatia, disponibilidade e profissionalismo. Aplique os seus conhecimentos em cada atendimento. É nisto que somos diferentes. Não estamos apenas a vender ou dispensar. Temos um conhecimento, e isso faz toda a diferença!
Dica: Seja farmacêutico em cada atendimento!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: