De Farmacêutico para Farmacêutico
Gostava de fazer algo de diferente na sua farmácia, mas não sabe o quê? A imagem da farmácia precisava de ser mudada, mas não tem ideias? Parece que se farta de pensar e não vê nada de inovador?
A falta de ideias é uma situação muito frequente em todos nós, ou não tivéssemos nós uma vida bastante atarefada e com falta de tempo para criar e imaginar.
Queremos inovar e não sabemos como, ou queremos criar campanhas novas, mas não temos ideias para mais. Até gostávamos de premiar de forma diferente a equipa, mas com os recursos que temos, não conseguimos imaginar nada de diferente. O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e todos os dias são inventadas coisas novas. E achamos sempre que os outros é que têm ideias e nós não.
Para ultrapassar esta dificuldade, deixo uma série de sugestões que o ajudarão a dar asas ao seu lado criativo ou que o ajudarão a encontrar novas soluções:
Dedique algum tempo a procurar novas ideias
Eu sei que encaixar mais esta tarefa na agenda pode parecer complicado, mas nem todas as ideias surgem como a de Arquimedes – “Eureka”. Na verdade, é importante reservarmos algum tempo da nossa agenda, sugiro meia hora por semana, para pensarmos um pouco nos desafios que temos e criar ideias para os ultrapassar.
Tente ficar isolado, com o computador fechado e o telemóvel longe. Parece difícil, eu sei. Mas é apenas meia hora em que pára para pensar no seu negócio.
Uma coisa é certa, se não dedicarmos algum tempo a pensar, dificilmente teremos ideais novas.
Veja o que se passa na concorrência e nas outras áreas de negócios
Muitas vezes é possível transpor ideias de outras áreas de negócio para a farmácia. Não podemos viver sempre com a ideia de que o negócio da farmácia é muito diferente e com muitas particularidades.
Se o que precisamos é de uma estratégia a nível de imagem da farmácia, podemos visitar outras farmácias, podemos entrar em lojas diferentes apenas para ver como funciona.
Muitas vezes andamos distraídos, quando temos na rua excelentes ideias.
A primeira vez que vi uma montra com um painel publicitário de leds numa farmácia, achei uma óptima ideia, mas logo a seguir também vi esse painel num banco, nos Correios, numa loja de roupa. Isto prova que o mercado segue tendências e a farmácia não é excepção.
Esteja atento à sua volta!
Peça ajuda a toda a equipa e faça reuniões de Brainstorming
Todos sabemos que duas cabeças pensam melhor que uma. Então porque não costumamos pedir à equipa que nos ajude nos processos criativos?
Pode criar a prática de dedicar uma pequena parte do tempo das reuniões de equipa à criação e desenvolvimento de ideias. Cada um dos membros da equipa tem a sua imaginação e pode ser que em conjunto, num momento criativo, ideia puxe ideia. E não há problema que sejam ditos disparates, porque atrás de um disparate pode vir uma ideia brilhante!
Crie uma “bolsa de ideias”, onde vai registando as diferentes ideias tidas por todos, quem sabe mais tarde não lhe vão dar muito jeito?
Faça consulta activa em revistas e na Internet
Quantas vezes chegam revistas à farmácia e nem as abre? Eu sei, o tempo é escasso.
Muitas vezes é nas revistas que podemos ver algo de diferente, exemplos de outras farmácias ou testemunhos de colegas que poderão ajudar-nos a ter novas ideias.
Passar algum tempo na Internet a consultar sites e artigos, até mesmo os da concorrência, ajudará a tirar ideias de um lado ou de outro.
Claro que depois de ver uma ideia interessante em algum lado, pode desenvolvê-la e enriquecê-la. Já dizia Lavoisier que “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”
Vejas as coisas com outro olhar
O que acontece muitas vezes é que as ideias ou soluções estão à sua frente e nem dá por isso. Esteja atento! Deve ver as coisas com um olhar diferente do habitual.
Passa todos os dias em frente ao mesmo edifício. Já alguma vez o viu com pormenor? É o mesmo que dizer, todos os dias passa ao lado de uma loja que o atrai, mas já parou para perceber o que é que o atrai?
E na farmácia, passa o dia entre backoffice, escritório e balcão. Já passou algum tempo do lado de fora, a ver os seus lineares, as suas montras, os balcões? Veja mais vezes com olhos de utente e vai descobrir e pensar em coisas novas.
Fale com pessoas diferentes sobre o assunto
Muitas vezes as boas ideias até vêm de fora.
Fale com os seus amigos e familiares sobre o que precisa. Não estando tão envolvidos no negócio, terão maior facilidade em criar algo de novo, até tendo por base as suas diferentes experiências.
Opte ainda por falar com pessoas especializadas nos assuntos, que trabalhem diariamente na criação de novas soluções.
Não se esqueça, a inspiração aparece onde menos se espera!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: