A alteração dessa postura foi sendo progressivamente maior, e hoje em dia vemos que a grande maioria das Farmácias em Portugal possui uma página de Facebook, algumas também têm site, e inclusivamente já existem outras que têm as suas próprias aplicações.
No entanto, tão importante quanto ter um site ou uma página de Facebook é a gestão que fazemos da mesma, a envolvência que criamos com os utentes e a dinâmica que temos dentro da equipa. Não basta apenas ter uma presença, é preciso “alimentar” essa presença e manter a imagem da farmácia nas redes sociais. O facto de ser uma ferramenta de menor custo e de algum impacto junto dos clientes não significa que pode ser encarada de ânimo leve, e tem de existir um conjunto de procedimentos que ajudem a manter a congruência da imagem e da forma de trabalhar da Farmácia.
Responsável pela página de Facebook
Este é um ponto de partida fundamental: quem na equipa vai cuidar desta página. É sempre possível arranjar um ou mais elementos com boas competências para esta função. Se a sua equipa não é tão dada às novas tecnologias, não entre em pânico, aposto que tem um filho, sobrinho, amigo disponível para ajudar.
Esta pessoa será responsável por alimentar, dinamizar e manter a página de Facebook. Deverá estar atenta aos post incluídos, bem como ao que colocar, como o fazer, frequência de posts e análise estatística do impacto dos vários posts sobre os fãs da página.
Material para o Facebook
Uma vez definido o ou os responsáveis, surge a questão seguinte… o que incluir na página da Farmácia, como e quando.
O material disponibilizado é enorme. O que se deve fazer é alternar um conjunto de informações e incluir contributos de toda a equipa. Assim, aproveite para gerar valor para o seu utente, cobrindo as várias faixas etárias, com informação pertinente sobre cuidados de saúde, curiosidades sobre certos produtos / alimentos que contribuem para um bem-estar geral. Pense em acrescentar algo que pode interessar-lhes, desde conselhos sobre prevenção de doenças a sugestões de cuidados de saúde.
Coloque também na página as notícias da SUA farmácia, dos aniversários dos colaboradores, do aniversário da farmácia, de datas comemorativas, não esquecendo informação sobe rastreios, acções e promoções que se irão realizar.
A informação deve ser resumida, simples, clara e com imagens apelativas, para chamar a atenção e apelar à acção.
Não utilize calão ou excesso de pontuação, nem seja demasiado impositivo, mas alternar estas informações com outras sobre produtos torna a página mais dinâmica.
Frequência e Feedback
Ter uma página de Facebook e não a alimentar não gera tráfico nem torna a página conhecida. A frequência da introdução de informação na página do Facebook é tão ou mais importante que o seu conteúdo.
Mantenha a frequência dos artigos de opinião ou conselhos de saúde, e se for escolhida a frequência diária, mantenha-a sempre assim. Aconselhamos um post por dia ou de 2 em 2 dias, mas com informação variada. Em relação aos eventos e rastreios na farmácia, aconselhamos 1 de cada por mês, mas se a sua equipa conseguir quinzenalmente, ainda melhor! O segredo é um apenas: prometer e cumprir, mantendo a frequência.
E depois de manter esta dinâmica, há que medir a sua taxa de sucesso. O Facebook tem a capacidade de nos dar um tratamento estatístico do impacto da nossa página, que posts tiveram mais “gostos”, que acções tiveram maior adesão e até a melhor hora para incluir as nossas informações na página.
Analise esta informação com frequência, pois é uma ferramenta simples que permite acertar e alinhar a sua comunicação com o utente, procurando cada vez mais ir ao encontro do que os seus utentes valorizam.
E como vê, não são modernices!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: