Muitos empresários ainda acham que o Marketing é um custo e nas farmácias ainda existe quem pense dessa forma, mas felizmente já são muito poucos. Ao longo dos anos, e depois do contexto pandemia, o marketing deixou definitivamente de ser visto como um custo, mas sim como uma mais-valia, algo em que se deve apostar e com retorno muito interessante em termos de vendas e fidelização de clientes.
De facto, costumamos até dizer que o marketing é efetivamente um custo se não nos trouxer qualquer tipo de retorno, mas quando estamos atentos e medimos o que acontece, o marketing é sem dúvida um investimento, se pensarmos que nos pode trazer mais clientes e fidelizar os que temos.
Não nos podemos dar ao luxo de perder nenhum cliente e fidelizar é fundamental. Um cliente fiel contribui para o aumento do valor médio de uma venda, e torna-se um divulgador do serviço de excelência que a “sua farmácia” lhe proporciona.
Mas continua a ser necessário seguir um conjunto de passos para avançar de forma sustentada.
Budget
Esse é mesmo o primeiro passo, definir o budget a alocar a esta área da empresa. Quanto estaremos dispostos a investir no marketing e quais os canais em que o vamos fazer e com quem. Se vamos recorrer a parceiros ou se ficamos com os recursos internos e os desenvolvemos no sentido de trabalhar esta área.
Criar um budget permite ainda o seguimento dos investimentos e do seu retorno.
Planear
É o primeiro passo para podermos construir uma máquina de marketing na Farmácia. Um verdadeiro plano de marketing envolve um conjunto de análises de mercado, análises SWOT ao negócio, dados estatísticos de crescimento da empresa e do mercado, mais um conjunto enorme de valores. Depois é definida a estratégia a tomar durantes os próximos anos, a visão e a missão da empresa e o rumo que se pretende em termos de capital humano e recursos para poderem crescer e ter sucesso.
Para além da análise SWOT é importante definir as Personas na farmácia e a forma como vamos contactar com as mesmas, o que preferem em termos de produtos e mensagem e que canais escolher.
O Plano de Marketing começa com uma análise anual e centramo-nos nas ações a realizar por trimestre nas suas diferentes vertentes e engloba todas as que estão desde o início estipuladas, bem como outras que podem surgir, ações baseadas na sazonalidade ou em dias comemorativos, envolvimento com a comunidade, etc.
Incluímos ainda potenciais parcerias com parceiros, quer na dinamização das ações, quer no apoio com materiais, entre outros. Os laboratórios estão muitas vezes disponíveis para ajudar, mas temos de chegar até eles, quer com merchandising, formações, materiais para a equipa e para os clientes, montras digitais, entre outros.
No plano de marketing anual, constam ainda os Serviços que serão dinamizados e os que se pretendem criar, bem como algumas outras ideias resultantes de brainstorming com as equipas, e que podem finalmente sair do papel e passar para os diferentes canais, desde redes sociais a pharmaTV.
Delegar
Neste momento poderá pensar que com a tremenda quantidade de trabalho que tem em mãos, fazer todo um planeamento anual revela-se quase impossível. Da nossa experiência vemos que muitas equipas dispõem de membros mais que qualificados para poderem criar e implementar este tipo de ferramenta.
Procure saber na sua equipa quem tem competências na área informática e que possa ajudar nas redes sociais ou ser o apoio no site da Farmácia. Veja ainda quem conhece melhor os produtos, as marcas, os delegados e com eles pode encetar relações mais sólidas de parceria.
Procure delegar nos que sabe serem diligentes e ao mesmo tempo, eficazes, para garantir que o plano é implementado.
Promover
Se as ações existem, são para serem divulgadas! E um cartaz a anunciar apenas, não é suficiente, pois a equipa necessita de saber o que se irá passar.
O Plano de marketing deve estar impresso e ser divulgado por toda a equipa. Ao envolvermos toda a equipa, estamos a responsabilizá-los por aderirem ao mesmo, e dessa forma, garantir que o divulgam e cumprem com mais entusiasmo. E depois da equipa estar motivada vai envolver os seus utentes!
Está na altura da Farmácia chegar aos seus utentes de uma outra maneira, mais profissional, mais inovadora e promovendo um conjunto de serviços de saúde mais completo.
Medir
Todas as ações ou atividades no plano têm de ser medidas de alguma forma. Sem essa medição, não será possível avaliar se as mesmas correram bem ou não! E não só avaliadas em volume de vendas, mas também por parte da equipa, se esteve ou não à altura, se apoiou o evento, se conseguiu levar a bom porto e entusiasmar os clientes.
Sem medirmos não poderemos ainda criar medidas corretivas, para que as ações seguintes sejam fantásticas!
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: