Pois é sim senhor!
Em equipa é sempre muito mais divertido trabalhar. E num contexto Farmácia é absolutamente imperativo trabalhar dessa forma. Podemos não só motivar-nos uns aos outros, como aproveitar o que de melhor existe em cada um para conseguir atingir metas ainda mais audazes. Quando existe verdadeiro espírito de equipa, temos presenciado resultados verdadeiramente incríveis.
Mas e se eu tiver uma mini equipa? Ou se for complicado reunir com a minha equipa?
Da nossa experiência, devido a horários alargados, folgas, férias, fechos de receituário e outros motivos, é cada vez mais difícil reunir toda a equipa de uma farmácia para que se discutam temas pertinentes, se dêem a conhecer novas regras de mercado, se analisem os valores de facturação ou indicadores de desempenho, entre muitas outras tarefas e estratégias. No entanto, também já experimentámos que quando existe vontade e empenho nada é impossível.
Existem no entanto alguns pontos importantes a ter em conta:
Para quê?
Acredito que muitas pessoas se questionam para quê a reunião, quer na óptica de quem a lidera, quer na óptica de quem participa. As reuniões são excelentes momentos para partilhar, comunicar, discutir o que está a correr bem ou mal, anunciar novas acções, entre outros.
A sua duração não é directamente proporcional à qualidade da mesma, por isso, reuniões de 3 horas não têm forçosamente de ser eficazes.
Por vezes, 10 minutos é mais poderoso e incisivo em termos de reunião, pois temos de ir direitos ao assunto sem perder tempo com conversas paralelas que tanto tempo sugam.
Diversão
Quando aprendemos em conjunto e quando nos divertimos, a aquisição de conhecimentos é muito elevada! Imagina-se num ambiente de formação onde o seu input e experiência pessoal são importantes e onde a partilha de casos pessoais se torna a maior aprendizagem possível?
Quando se trabalha num ambiente descontraído, a partilha acontece naturalmente.
Responsabilização
O nosso problema quando trabalhamos com algumas empresas é a capacidade de se cumprir o plano estabelecido ou, como carinhosamente chamamos, o Trabalho Para Casa.
Há sempre um problema que surge, uma confusão, um imprevisto, e por vezes os TPC acabam no fundo da pilha dos To Do’s.
Quando em equipa, existe uma acção e um compromisso por parte de todos de que as suas tarefas serão realizadas, existe uma pressão maior para cumprir o planeado.
A ideia destes trabalhos é fazer acontecer o futuro mais depressa, com mais segurança, e com alicerces mais sólidos. De algum modo, a obrigatoriedade de os fazer e de os apresentar cria uma maior responsabilização e a ideia de que somos responsáveis a 100% por criar o nosso futuro.
Preparação
Eu sei que muitos detestam ter de preparar a reunião, mas e se um colaborador seu também ajudar nessa parte?O envolvimento de todos é importante para qualquer que seja a tarefa.
Acreditamos que todos juntos é bem mais divertido e por isso gostávamos de dar a conhecer como tal seria possível na sua realidade. Para isso, estamos disponíveis para uma reunião de diagnóstico feita de forma gratuita e sem compromisso na sua Farmácia, pelo que apenas pedimos que nos envie um e-mail para maria.vieira@ideiasedesafios.com e indique a sua disponibilidade.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: