Quando inicialmente abordávamos as farmácias sobre a temática Marketing, muitas tinham esta reação, que marketing é algo complicado, caro, e que não funciona assim tão bem como investimento, que o custo de aquisição de clientes é elevado e isto só para referir algumas das questões.
Entretanto, com o passar do tempo as coisas foram mudando e pouco a pouco as farmácias perceberam, que existe outra forma de comunicar com os clientes igualmente eficaz e com vantagens em ser explorada. As equipas perceberam a importância de utilizar vários canais de divulgação dos produtos e serviços, horários de funcionamento, as dinâmicas das equipas, de envolver-se com a comunidade, de procurar conquistar clientes das diversas faixas etárias.
Mas poder ter marketing na Farmácia implica um pouco mais que ter a página de Facebook ativa.
E é aqui que o planeamento e a consistência entram em ação. Não basta ter uma página de Facebook ou de Instagram, é importante desenvolvê-la, alimentá-la corretamente e envolver a equipa no processo. O marketing sendo qualquer comunicação que temos com o nosso cliente, deve ser bem programando, planeado e trabalhado, para não ser um custo e ser na realidade um investimento com retorno garantido.
Planeamento
Primeira fase do processo…planear! E fazê-lo com bastante antecedência aumenta a probabilidade de conseguir concretizar as ações pensadas. No final de cada ano deve estar já o esboço do plano do ano seguinte. Este deve contar todas as ações possíveis, tais como rastreios, promotoras, ações com a comunidade como caminhadas, dias comemorativos, promoções, montras e outras.
Se acha muito, tenha pelo menos 6 meses de planos…mas tenha algo desenhado. Se o plano estiver feito torna-se mais fácil desenhar a ação, envolver os parceiros e a equipa, garantir patrocínios e apoios. Preparar o dia dos namorados, ou uma caminhada com uma semana de antecedência é garantir que não vai correr bem e queremos envolver os clientes e os parceiros em ações de sucesso.
Responsabilizar
As equipas têm de passar a ser multidisciplinares! Aproveite os talentos que tem na equipa para responsabilizar pelas várias ferramentas de marketing. Há sempre alguém com mais experiência e à vontade nas ferramentas digitais, outros são especialistas em criar parcerias, outros em conseguir patrocínios.
Todas as ações, mais ou menos complexas, têm de ter um “pai” ou uma “mãe” por forma a garantir a sua realização bem como medição do seu sucesso.
Social Media
Apostou no Facebook? Excelente, então saiba com que frequência deve fazer um post, como o fazer da forma mais profissional, e como conquistar mais fãs. A ferramenta Canva é uma excelente ajuda para posts profissionais, bem construídos e variados.
Seja variado nos posts, 3 a 4 por semana, alterne posts de imagens com cuidados de saúde e dicas para promover a boa forma.
E se quiser capturar os clientes mais jovens, aposte no Instagram. A dinamização das duas ferramentas consegue comunicar com os clientes mais jovens e mais seniores.
Ações e Promotoras
Toda a interação na Farmácia com os clientes cria laços importantes! Sejam promotoras de marcas, ações de dermocosmética, workshops para grávidas, seniores, nutrição, ou outras têm de ser acompanhadas, planeadas e envolver toda a equipa da farmácia.
Não basta ter um cartaz a anunciar, terá de publicitar ao balcão, avisar os clientes e conseguir quórum para cada ação.
E depois deve medir o seu sucesso, quantas pessoas estiveram e se existiram mais vendas por termos feito a ação. Sem isso será apenas um “feeling” de que as coisas correram bem, não se traduzindo em resultados.
Dias promocionais
Pode incluir os dias mais comuns, da Mãe, do Pai, Namorados e afins, mas porque não incluir outros um pouco mais originais? Procure no google e será surpreendido pela quantidade de dias que podem ser aproveitados para desenvolver e explorar ações na Farmácia.
E divulgue pelos vários canais existentes e continue a envolver a sua equipa.
Feito de forma consistente, o retorno do investimento é elevado face ao tempo e recursos despendidos no marketing por isso é uma boa aposta para as farmácias grandes e pequenas.
Ajude-nos a melhorar deixando a sua opinião sobre o tema: